(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Óleo de coco e cabelo

Os óleos naturais já são usados há mais de 400 anos nos cabelos. O óleo de coco em especial tem muito estudo científico, sendo o mais estudado para o cabelo dos óleos vegetais, seu nome científico é Cocos nucifera. Ele é rico em ácido láurico que é um triglicerídeo de cadeia média que tem alta afinidade pelas proteínas capilares.
 
O cabelo tem cargas negativas e o ácido láurico tem carga positiva e pela atração das cargas ele consegue aderir bem ao fio. Uma outra característica importante é que ele é o que mais parece com a gordura natural do cabelo (18 MEA) e por ser feito de moléculas pequenas ele consegue atravessar a cutícula e penetrar no córtex.
 
Como alguns outros óleos auxilia a manter a água dentro do fio quando exposto às temperaturas altas, auxiliando em protetores térmicos onde vem associado aos filtros ultravioleta. Mas existem diferenças entre o óleo de coco in natura com o colocado nas fórmulas de produtos capilares, isso porque a indústria consegue aumentar ainda mais afinidade dele ao fio. Então aqui no Brasil, país tropical, o óleo de coco tem valor acessível então é mais uma característica para ser explorada.
 
 

Dra. Violeta Tortelly, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ – Gestão 2021/2022. 
Departamento de Cabelos da SBDRJ – Gestão 2021/2022: Dr. Daniel Fernandes Melo e Dra. Violeta Tortelly.