Hoje, em meio a tantas notícias tristes, uma delas nos fez chorar!
Nosso querido Prof. Oswaldo Abdala Issa, pioneiro da cirurgia dermatológica no Rio de Janeiro, faleceu, nesta terça-feira (2), aos 95 anos. Nesse momento que passamos, vale mencionar que nosso mestre não foi levado pela Covid-19. Sua passagem foi súbita e tranquila, provavelmente relacionada a uma parada cardíaca. Prof. Oswaldo foi um homem notável pela sua bondade, sua humildade, seu talento e carinho para tratar os pacientes, os colegas e todos ao seu redor.
Conheci o Prof. Oswaldo Abdala Issa no meu sexto ano de medicina, em 1983, quando fui estagiar com ele no Posto de Saúde da Rua do Matoso, administrado pelo antigo INAMPS, onde aprendi os primeiros passos da cirurgia dermatológica.
Eu, meu irmão Roberto, e inúmeros dermatologistas fomos treinados por ele. Ele nos chamava de “filhos” e referia-se a nós como “seus bagrinhos”, termo usado naquela época para os estagiários.
Os ensinamentos técnicos me marcaram tanto quanto os ensinamentos humanos. Não me esqueço dos detalhes cirúrgicos e do seu jeito afetuoso, calmo e paciente. Atendia bem a todos e chamava os colegas médicos do posto de irmãos. E me dizia: “Trate muito bem os seus colegas, os seus amigos e os seus pacientes, porque é daí que virá sua clientela”. Quem pode esquecer seus ensinamentos passados com tanto amor e entusiasmo? Um verdadeiro Mestre, com M maiúsculo, na técnica e no modo de ser!
Formado no Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, chefiado pelo Prof. Ramos e Silva, quando ainda fazia parte da Escola de Medicina e Cirurgia da atual UNIRIO, o Prof. Oswaldo passou a chefiar o Serviço de Dermatologia do Posto de Saúde da Rua do Matoso, próximo à Praça da Bandeira.
Na área destinada à Dermatologia, montou uma ótima estrutura para cirurgia dermatológica, onde nos ensinava voluntariamente e onde desenvolveu algumas técnicas que idealizou baseadas nos ensinamentos que aprendeu no Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Barcelona, chefiado na época pelo renomado Prof. Orbaneja. Uma das suas técnicas, a cirurgia da calosidade interdigital do 4º espaço interdigital do pé com cicatrização por segunda intenção, foi motivo de apresentação e discussão por alguns anos nos Congressos Brasileiros e foi batizada de técnica de Abdala Issa.
Além desse legado, ele nos deixou um grande dermatologista e amigo, nosso querido Paulo Roberto Abdala Issa, que é um retrato do pai e repete os seus passos ensinando as suas lições.
Hoje, imagino o Prof. Oswaldo entrando no céu e escutando as palavras do Pai descritas na Parábola dos Talentos: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.” Mateus 25:21
E nós, seus ex-alunos, nos despedimos com saudades: Querido Prof. Oswaldo, muito obrigado por tudo! Descanse em paz! Vamos seguir seu exemplo de homem, de médico e continuar aqui a sua missão!
Ricardo Barbosa Lima