Faz 32 anos que a Dra. Ana Mósca, coordenadora de Relacionamento da SBD-RJ com a Indústria, frequenta a Reunião Mensal. Já aprendeu tanto que compara o saber da RM a congressos médicos. Uma aula que supera grandes eventos.
– Essa combinação de casos clínicos com palestras de grandes mestres não poderia ser melhor, nos traz muito crescimento. Não existe livro nem internet capaz de suprir essa nossa experiência de vivenciar aqui o aprendizado de pessoas que não são da nossa área. Cada vez aprendemos mais. Calculo que 80% da minha formação tenham relação com a Reunião Mensal, que é como se fosse um minicongresso todo mês; se somarmos todos os meses do ano, a RM supera em conhecimento alguns eventos nacionais da Dermatologia.
250 associados compareceram à RM de novembro, realizada nesta quarta (29), no Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Botafogo. Um dos destaques foi a palestra principal com o Dr. Joaquim Mesquita, chefe do Setor de Cirurgia Dermatológica do IDPRDA e presidente eleito da SBCD (gestão 2019/2020), que falou sobre Cirurgia Dermatológica: Da infância à terceira idade.
– Estamos entrando no Dezembro Laranja e a palestra foi sobre o câncer da pele. É importante essa troca de informações com os colegas. Estamos próximos do verão e a incidência de câncer da pele é uma coisa muito alarmante no Brasil. Temos que aproveitar para informar à população sobre os riscos. Ninguém com 10, 15 anos, pensa que um dia vai ter um câncer da pele aos 60 anos, mas isso acontece. Este ano, a campanha tem como mote o slogan “Se exponha mas não se queime”.
Após a palestra, a Dra. Regina Schechtman, secretária de sessões da SBD-RJ, ressaltou, principalmente, o aprendizado em relação aos casos de pacientes infantis.
– Gostei muito da parte sobre cirurgia dermatológica na infância, porque, geralmente, indicamos os casos para um cirurgião pediátrico. Mas é muito melhor um cirurgião dermatológico, especializado em dermatologia, que tenha também uma facilidade de abordagem com a criança.
O caso vencedor do mês, com 93 pontos, foi Associação entre a Síndrome Trófica do Trigêmeo e Vitiligo Segmentar – HCE / FIOCRUZ – com Ana Paula Cunha Daltro, Marcelo Rosandiski Lyra, Felipe Maurício Soeiro Sampaio, Marco Antonio Sales Dantas de Lima, Ana Cristina da Costa Martins. Em segundo lugar, com 91 pontos, Leucemia/Linfoma de células T do adulto: relato de caso – HUGG – com Thalyta Valle de Rezende, Carlos Arthur de Figueiredo Athayde, Luciana Ferreira Araújo, Lavínia Bergier, Ricardo Barbosa Lima, Carlos José Martins. E na terceira colocação, com 68 pontos, Edema Hemorrágico agudo na infância- HUCFF – com Marcela Cistaro Serrano, Luiza Fiszon Cerqueira, Flávio Mileo Bacelar Guerreiro,Eliane de Dios Abad, Simone Saintive.