O desodorante é um grande aliado nosso no dia a dia, principalmente em dias mais quentes. Escolhendo o produto certo, ele ajuda a barrar maus odores e a transpiração excessiva, que pode ser bastante incômoda. No entanto, o uso incorreto do produto pode resultar em uma ação ineficaz.
No dia a dia do consultório, surgem as mais diversas dúvidas sobre o uso do desodorante. Fique sabendo de algumas:
O desodorante ajuda a prevenir o mau cheiro?
Verdade. Os maus odores são fruto do suor que é metabolizado por bactérias que habitam na região. Para combater o cheiro, basta optar por um produto que tenha ação antibacteriana.
Desodorante pode manchar a pele?
Mito. O desodorante, em si, não causa manchas. No entanto, o paciente pode ter uma reação a algum componente do produto, provocando uma hipersensibilidade que resulta em inflamação, provocando manchas na pele.
Passar desodorante antes de dormir faz mal?
Mito. O uso do produto não faz mal, mas é desnecessário na hora de dormir. Durante a noite, o nosso metabolismo cai, já que nosso corpo não faz nenhum tipo de atividade e, portanto, não produz suor. Essa é a hora ideal para deixar a região respirar.
Desodorante inibe a transpiração.
Depende do produto. Para inibir a transpiração na região da axila, o desodorante deve ter ação antitranspirante. Porém, existem produtos eficazes contra o mau cheiro que não necessariamente bloqueiam a transpiração. Basta escolher um com ação antibacteriana.
Fonte: SBDRJ