O dia 7 de junho de 2021 não foi uma segunda-feira qualquer para a professora e Dra. Luna Azulay-Abulafia, que, entre outras funções ao longo da carreira, presidiu a SBDRJ no biênio 1998/1999. Ela, que tem tantos títulos e uma formação acadêmica robusta e exemplar, ainda teria o que comemorar e se emocionar.
– Foi o momento mais importante de minha carreira acadêmica – afirmou ela.
Na data, Dra. Luna Azulay tornou-se Professora Titular da Cadeira de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
– Posso dizer que foi muito emocionante, porque me senti reconhecida, muito querida, com a presença da família, amigos e de alunos, vários assistindo à cerimônia, mesmo sendo via Zoom. Foi uma experiência maravilhosa, em que pude mostrar meus últimos 15 anos de produção científica e o meu plano de trabalho para a UERJ, onde estou lecionando há 39 anos. Vale lembrar que, aquele Campus, frequento há 45 anos, porque fiz minha graduação e minha residência lá, e, desde então, não me afastei dessa universidade. Portanto, chegar a ser professora titular de dermatologia na UERJ é uma alegria muito grande e um reconhecimento.
A SBDRJ parabeniza a professora e Dra. Luna pelo título.
Para quem acompanhou a cerimônia de titulação da Dra. Luna Azulay, não faltou emoção e reconhecimento. Quem conta é a colega e amiga de longa data, Dra. Louraneide Maciel Tavares.
– A apresentação foi belíssima, não só pela ciência, como pela emoção. Luna chegou ao lugar almejado e merecido, fruto de sua dedicação e vontade de ensinar e aprender.
Dra. Louraneide destaca ainda a herança do professor Dr. Rubem David Azulay.
– Nós, que somos “azuletes”, ficamos muito contentes em ver a continuidade e herança do prof. Azulay: não tem como dissociá-la do pai. Metade de Luna é ciência e metade emoção. Tem um currículo diferenciado e é uma grande mulher, professora, dermatologista, mãe, avó e grande amiga minha. Luna também é menina chorona com coração gigante.
Dra. Luna foi avaliada por uma banca de cinco professores titulares, sendo três de dermatologia, um de medicina interna e outro de reumatologia; e foi interrogada sobre o trabalho dela dos últimos 15 anos, tanto na SBD quanto na Sociedade de Dermatologia Internacional.
– Portanto, foi um dia muito especial – destacou ela.
A data também ganhou destaque na RM de junho. Durante os Informes Associativos, com vários colegas parabenizando a nova professora titular da UERJ.
– Foi um orgulho ter sido aluno da Luna, que tem um conhecimento enorme, e uma pessoa com um coração maior ainda – disse o Dr. Thiago Jeunon, ex-presidente da SBDRJ.
Ao lado dele, a esposa Dra. Ana Luísa Sampaio fez coro:
– Luna é gigante em conhecimento, em humildade, em compartilhamento, agregadora, foi mais do que merecido o título.
A doutora Luna Azulay tem graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduação em Dermatologia pela mesma instituição. Concluiu, em 1992, seu mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese “Doença de Dowling-Degos”. Também pela UFRJ, em 2004, concluiu seu doutorado com a tese “Hanseníase de Lucio, Fenômeno de Lucio e a Síndrome de Anticorpo Antifosfolipídio”.
Tem título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); foi vice-presidente da Internacional Society of Dermatology (Sociedade Internacional de Dermatologia), em 2000, e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Estado do Rio de Janeiro no biênio 1998/1999. É membro ainda do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia (CILAD) e da American Academy of Dermatology (AAD)