(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Jornal Extra – 27/11/14 – Campanha câncer de pele

No Rio de Janeiro, 53% da população está suscetível a desenvolver câncer de pele. De olho na redução desse risco, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove uma campanha de alerta no próximo sábado, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Das 9h às 15h, médicos farão atendimento gratuito para diagnóstico. Pacientes detectados com a doença receberão encaminhamento para se tratar em instituições credenciadas.

Com a chegada do verão, a probabilidade de o problema aparecer aumenta, já que a exposição ao sol também é maior. Pessoas de olhos e cabelos claros, com pintas e sardas pelo corpo, que têm feridas que não cicatrizam ou com histórico de câncer de pele na família, além de idosos e albinos, fazem parte do grupo mais propenso a sofrer da doença.

— O câncer de pele é o câncer mais frequente em humanos, mas as pessoas não dão o devido valor a ele porque o tipo mais comum é brando — diz o dermatologista Joaquim Mesquita Filho, coordenador do Departamento de Oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Genética e exposição ao sol são os principais fatores que levam à doença. Por isso, é essencial usar protetor solar diariamente — algo que 64% dos cariocas admitem não fazer, segundo dados coletados durante a campanha do ano passado.

— O produto deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e na hora do almoço. Sob o sol, o correto é reaplicar de duas em duas horas — ensina o médico.

Mesmo quando não é agressivo, o câncer de pele pode levar à morte se negligenciado. O tratamento, em geral, é feito com cirurgia, na qual se retira a parte da pele lesionada.

Serviço

No Rio de Janeiro, os postos de atendimento serão na Clínica da Família Santa Marta, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Unirio), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj), na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, no Hospital Federal de Bonsucesso, no Hospital Federal de Ipanema, no Hospital da Lagoa e no Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária.

Em Nova Friburgo, o atendimento será feito na Praça do Suspiro, no Centro.

Pelo telefone 0800-701-3187, é possível descobrir qual é o posto mais próximo.

Veja a matéria >>>