Os associados com contratos com operadoras de planos de saúde têm a oportunidade de negociar seus honorários com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a partir do preenchimento do Fator de Qualidade. A medida é importante principalmente para aqueles que encontram dificuldades na hora da negociação e encontra impasse entre as partes.
A orientação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é para que seja preenchido o questionário encaminhado pela Associação Médica Brasileira (AMB), disponível no site da SBD nacional. Os profissionais que possuem título de especialista e preenchem o Fator de Qualidade garantem 105% de correção pelo IPCA (nível A); os que não têm título e preenchem o questionário podem conseguir 100% (nível B) e os que não têm título de especialista e não preenchem o questionário obtém margem para 85% de reajuste (nível C) pelo mesmo índice, que é aplicado na data de aniversário do contrato, quando não houver sucesso na livre negociação, no prazo de 90 dias no início de cada ano.
O preenchimento do questionário enquadrará o prestador do nível A, B ou C (citados acima) e poderá ser feito até 20 de março. Acesse o link: http://cadastrofq.amb.org.br/