(21) 2263-4811 / (21) 2533-4576

sbdrj@sbdrj.org.br

Falhas na barba?

 
A barba está cada vez mais na moda entre os homens. No entanto, alguns homens apresentam falhas na barba.
Quais seriam as razões para algumas pessoas apresentarem falhas na barba?
 
A pouca quantidade de pelos ou rarefação da barba pode ser desencadeada por diversos fatores. É fundamental individualizarmos cada caso. Em algumas situações, trata-se apenas de uma característica constitucional geneticamente determinada, em que a distribuição dos pelos sempre se apresentará com aspecto mais ralo.
Por outro lado, sabemos que doenças infecciosas como algumas micoses cutâneas e até mesmo a sífilis (uma doença sexualmente transmissível) podem se manifestar como placas de alopecia (queda dos fios) na região. Algumas bactérias também podem ocasionar episódios de infecções dos folículos pilosos de maneira mais intensa, levando à destruição folicular e, consequente, formação de cicatrizes na área da barba.
Doenças autoimunes, como a alopecia areata, também estão entre as possíveis causas de diminuição e/ou ausência de pelos na região em questão. A alopecia areata pode se apresentar como pequenas falhas arredondadas, com extensão variável da perda dos fios. Além de acometer a barba, também pode acometer o couro cabeludo e outras partes do corpo.
Se você sofre por ter uma barba mais falhada, atenção ao alerta: não deixe de consultar um médico dermatologista para ter o diagnóstico correto e receber as devidas orientações e tratamento!
 
Dra. Julia Rocha, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ.
Coordenadores do Departamento: Dr. Daniel Fernandes e Dr. Rodrigo Pirmez.