A palestra da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, médica formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, emocionou e chegou a provocar lágrimas. Dra. Ana Claudia falou sobre “Tempo: você sabe perder?” e alguns associados destacaram as aflições que têm vivido com pacientes em tempos de pandemia.
– É possível que a partir da vacina (contra a Covid-19), muitas pessoas vão querer se reconectar com o mundo, se reestabelecer, buscar novas oportunidades de interação profissional e afetiva. Os relacionamentos na família foram muito desafiadores nessa quarentena com as pessoas tendo que conviver 100% do tempo. Quando a porta abrir, vamos precisar ajudar as pessoas que vão precisar de reabilitação. Vai ser desafiador pra todos nós (médicos especialistas). Temos que ter muita coragem, e desejo a vocês sucesso para encontrar esse pedido de ajuda
e oferecer espaço de acolhimento, conforto, que esse paciente vai precisar – destacou Dra. Ana Cláudia Arantes.
Dr. Thiago Jeunon, presidente da SBDRJ, declarou ser fã da Dra. Ana Claudia e lembrou quando recebeu a indicação para ler o livro A morte é um dia que vale a pena viver”, da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes.
– O seu livro foi recomendado pela minha analista e caiu como uma luva, sou muito fã. Precisávamos de uma palestra de humanidade nesse final de ano – avaliou.
Dra. Maria Auxiliadora Jeunon foi às lágrimas, após a palestra.
– Ganhei o livro há uns 5 anos. No natal de 2017, dei seu livro para vários colegas. Ele foi para mim uma coisa maravilhosa, ou seja, ajudou a enfrentar a morte com tranquilidade, aprendendo a saber como melhor viver o agora.
Dra. Regina Schechtman foi uma das colegas presenteadas pela Dra. Maria Auxiliadora.
– Quero agradecer aqui a Dra. Maria Auxiliadora pelo presente e a Dra. Ana Claudia o fato de poder compartilhar seu conhecimento conosco. Ganhei o livro no Natal de 2017 e meu pai veio a falecer, em 2018; o livro me ajudou muito.
As duas palestras foram muito elogiadas e vários associados agradeceram os conteúdos – nos comentários -, chamando-os de “presentes” da diretoria.