Anote na sua agenda: o próximo sábado, 26 de novembro, é dia de cuidar da pele. E a boa notícia é que a consulta com o especialista será gratuita. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove pelo 17º ano consecutivo o Dia C de Combate ao Câncer da Pele em todo o País. Aqui no Rio de Janeiro, serão instalados 10 postos de atendimento na cidade. A estimativa da SBDRJ é de que sejam realizadas aproximadamente 1.300 consultas nas zonas Sul, Centro e Norte por 200 dermatologistas cariocas voluntários envolvidos na campanha.
O atendimento será das 9h às 15h exclusivamente para identificar e esclarecer a população sobre o câncer da pele. Os postos estarão aptos a realizar biópsia e poderão agendar cirurgia no próprio local, exceto os hospitais Marcílio Dias, no Lins, e o de Ipanema. Os hospitais Central do Exército e da Lagoa poderão fazer encaminhamento de tratamento dos casos suspeitos para as próprias unidades.
“É importante chamar a atenção para a proteção das crianças. Estudos comprovam que o fator mais forte relacionado ao câncer da pele é o número de queimaduras solares ao longo da vida, principalmente durante a infância. Portanto, estar protegido para não ficar vermelho ou ardido é fundamental”, alerta Flávio Luz, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio de Janeiro (SBDRJ).
A SBDRJ desenvolveu um aplicativo para celular que mede diariamente o índice de radiação ultravioleta e recomenda a proteção adequada para cada tipo de pele. O aplicativo Proteção UV está disponível para aparelhos androides e Iphones, e pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.
Estimativa do INCA é de 25 mil novos casos no estado do Rio esse ano
O câncer da pele não melanoma é o de maior incidência no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que 25 mil novos casos sejam registrados em todo o estado do Rio de Janeiro em 2016, sendo 12 mil casos só na capital. Segundo dados do INCA, os casos de câncer da pele do tipo melanoma, os mais graves, deverão chegar a 370 em todo o estado, 200 casos só na capital.
Dia C de Combate ao Câncer da Pele na cidade do Rio de Janeiro
POSTOS DE ATENDIMENTO
1. Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gafrée e Guinle UNIRIO – Tijuca (Rua Mariz e Barros, 775)
2. Policlínica Geral do Rio de Janeiro – Centro (Av. Nilo Peçanha, 38/6º andar)
3. Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho UFRJ – Fundão (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255/ 1º andar)
4. Centro Universitário de Controle do Câncer Pedro Ernesto (CUCC) Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ – Vila Isabel (Rua Felipe Camarão, 58)
5. Serviço de Dermatologia Tropical do Hospital. Central do Exército – Benfica (Rua Francisco Manuel, 126)
6. Instituto de Dermatologia Prof. Azulay, na Santa Casa de Misericórdia do RJ – Centro (Rua Santa Luzia, 206)
7. Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – Saúde (Rua Sacadura Cabral, 178)
8. Serviço de Dermatologia do Hospital Federal de Bonsucesso – Bonsucesso (Av. Londres, 616 – prédio 6)
9. Posto do Hospital Federal da Lagoa, Polo de Inclusão Social Padre Velloso – Botafogo (Rua São Clemente, 312)
10. Hospital Federal de Ipanema – Ipanema (Rua Antônio Parreiras, 67 – atendendo com as equipes de Ipanema e do Hospital Naval Marcílio Dias)
Estimativa de novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil em 2016
HOMENS
* 80.850 casos novos no País; 81,66 por 100 mil homens
* 38.430 novos casos no Sudeste; 92,86 por 100 mil
* 9.970 casos novos no estado do Rio de Janeiro; 124,35 por 100 mil homens
* 4.960 casos novos na cidade do Rio; 159,42 por 100 mil
MULHERES
* 94.910 casos novos no país; 91,98 por 100 mil mulheres
* 58.660 novos casos no Sudeste; 134,19 por 100 mil
* 14.550 casos novos no estado do Rio de Janeiro; 165,56 por 100 mil mulheres
* 7.100 casos novos na cidade do Rio; 201,19 por 100 mil
Estimativa de novos casos de câncer da pele do tipo melanoma no Brasil em 2016
HOMENS
* 3.000 casos novos no país; 3,03 por 100 mil homens
* 1.160 novos casos no Sudeste; 2,83 por 100 mil
* 200 casos novos no estado do Rio de Janeiro; 2,55 por 100 mil homens
* 110 casos novos na cidade do Rio; 3,46 por 100 mil
MULHERES
* 2.670 casos novos no país; 2,59 por 100 mil mulheres
* 1.100 novos casos no Sudeste; 2,53 por 100 mil
* 170 casos novos no estado do Rio de Janeiro; 1,95 por 100 mil mulheres
* 90 casos novos na cidade do Rio; 2,50 por 100 mil
FONTE: INCA
http://www.inca.gov.br/
A campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia
“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o Dr. Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Desde a sua implementação, em 1999, a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.
Sobre o câncer da pele
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão
Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.
A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição.
#DezembroLaranja
No próximo mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, que objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer da pele. A ação prevê um alerta ao tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano. Encontre aqui um associado da SBD: http://www.sbd.org.br/