Vem aí mais uma edição do Dezembro Laranja, uma iniciativa que faz parte do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A campanha nacional serve de alerta à população já que a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar: usar filtro, chapéu, boné e cuidar com o excesso de exposição ao sol e aos horários certos para isso.
Este ano, a novidade da campanha é a criação de um personagem para atrair a atenção das crianças: o Superprotetor. Assim como um super-herói, o Superprotetor foi criado para estabelecer desde cedo uma cultura de cuidado com a pele. A medida também impacta os adultos, que entendem a importância de procurar um dermatologista, reduzindo os riscos de doenças no futuro, bem como menor chance de envelhecimento, melasma, sardas, queimaduras e câncer da pele.
Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) antecipou o início da campanha para setembro com o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, que alerta para os fotodanos gerados pela exposição desprotegida aos raios solares. O lançamento ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Dermatologia, ocorrido na primeira semana de setembro, em Porto Alegre.