A SBD-RJ entrou na batalha contra o câncer infantil e está apoiando oficialmente a Casa Ronald McDonald-RJ com a divulgação da campanha McDia Feliz. Representantes da Casa estiveram na reunião mensal desta quarta-feira no Colégio Brasileiro de Cirurgiões vendendo tíquetes do Big Mac antecipadamente para a campanha, que será realizada em 26 de agosto. Cada tíquete custa R$ 15,50. Todo o dinheiro arrecadado será doado à Casa Ronald McDonald. Este ano tem novidade: cada tíquete concorre a três sorteios de 1 par de ingressos para assistir numa frisa ao
desfile do Grupo A do Carnaval carioca, no dia 10/02/2018. O sorteio será no dia 15/09.
A Casa Ronald McDonald RJ oferece hospedagem e alimentação a crianças e adolescentes que estão em tratamento oncológico no Rio, mas moram fora, não têm parentes na cidade e nem condições financeiras de se hospedar em hotéis. A Casa Ronald McDonald RJ tem parceria com sete hospitais de oncologia infantil. Os assistentes sociais destes hospitais fazem a triagem dos pacientes e encaminham as famílias para a instituição, onde é oferecida hospedagem, alimentação, transporte para o hospital e acompanhamento psicológico, sem nenhum custo para eles enquanto perdurar o tratamento.
Ao fim do tratamento, a instituição distribui mensalmente uma bolsa de alimentos às crianças e adolescentes que vêm ao Rio para o controle periódico da doença. A distribuição das bolsas permite que tenham uma alimentação adequada e serve como um mecanismo para evitar a evasão do tratamento, pois, na maioria dos casos, são famílias muito carentes. Apesar da instituição utilizar o nome fantasia Casa Ronald McDonald-RJ, a mesma não é mantida pela rede McDonald’s. A rede é sua maior parceira, mas a instituição é mantida por doações mensais de pessoas físicas e jurídicas, pela realização de eventos para arrecadação de fundos e pela celebração de parcerias com empresas e artistas que divulgam a causa. A arrecadação com a campanha McDia Feliz cobre apenas 30% por cento das despesas anuais da Casa.
Nós, da SBD-RJ, contamos com a ajuda de todos os nossos associados para apoiar essa causa. Mesmo que você não goste de fast food, não deixe de ajudar. Você pode doar o tíquete para quem goste ou para quem tem fome.