O 9º DermaRio/ 15º ECD – Procedimentos de Consultório – o maior evento da dermatologia do Rio de Janeiro –, realizado este mês no Hotel Windsor, na Barra, superou todas as expectativas e foi um sucesso de público e expositores. A começar pelos participantes: foram aproximadamente 700 inscritos, o dobro da edição de 2016. O espaço reservado aos expositores também cresceu e ficou pequeno diante do público presente, que pôde, além de participar de aulas com conteúdo científico de alto nível, conferir o que há de mais novo em termos de equipamentos e produtos voltados para a dermatologia. O presidente da SBD-RJ, Dr. Egon Daxbacher, fez um balanço bastante positivo do 9º DermaRio.
– Foi um evento fantástico, que superou todas as expectativas. Tivemos recorde de participantes, com excelente conteúdo científico e com formato bastante pedagógico e interessante. Usamos a tecnologia a nosso favor porque houve um investimento maior também em função de um sucesso também financeiro. A super tela de projeção e LED, com uma definição incrível, também foi aprovada pelos participantes – destacou ele.
A sala que apresentou o painel Imersão em preenchimentos, sob a coordenação das Dras. Fabiana Wanick e Luiza Guedes, foi uma das mais concorridas do evento.
Segundo a Dra. Fabiana Wanick, o destaque foi a diversidade de temas.
– A gente abordou desde a parte teórica dos preenchedores de ácido hialurônico, que é o que a gente mais usa no nosso dia a dia e o mais seguro pelo fato dele ter um efeito colateral reversível, comparamos também os diferentes tipos de preenchedores, além de tocarmos na parte de anatomia muito importante – que é a base de tudo – até o conhecimento desse conteúdo de forma prática que foi apresentado em vídeo.
Para a Dra. Luiza Guedes, foi bom ver entre os participantes, que lotaram a sala, dermatologistas de todas as idades querendo se aprimorar cada vez mais.
– Tivemos a participação dos mais jovens aos mais experientes. Ambos querendo melhor sua técnica, ganhar mais experiência e ter mais segurança sobre os procedimentos que são usados nos consultórios.
A sala abordou o ácido hialurônico e outros preenchedores injetáveis para preenchimento da face que são os bioestimuladores.
O presidente do Dermario, Dr. Thiago Jeunon, destacou que o evento recebeu vários elogios, principalmente pelo leque de opções oferecido aos participantes.
– Há várias áreas de interesse na dermatologia. E trabalhamos aqui com o conceito do dermatologista integral, que transita desde a histopatologia até a cosmiatria, passando pelas doenças infecciosas; o cuidado das alopecias, a dermatoscopia, o câncer de pele, procedimentos cirúrgicos, então o Dermario proporcionou uma formação abrangente a todos que compareceram.
Formato em salas de aula também agradou
Rafaela Carvalho, residente da UERJ, se inscreveu em duas salas e aprovou o formato do evento.
– Participei das salas de dermatoscopia e preenchedores e gostei muito do formato das salas. Ainda teve um quiz de perguntas para avaliar o que a gente tinha aprendido nas palestras, achei incrível, muito bom.
A Dra. Alessandra Zawadzki, que também participou da sala de dermatoscopia, foi outra colega que fez questão de elogiar o formato do Dermario.
– O evento mostrou interatividade, fiquei surpresa com o formato, a maneira de agregar informações, achei muito interessante. Aprendi várias coisas que às vezes caem no esquecimento e foram ótimas para relembrar. Essa troca foi muito importante.
Dr. Ricardo Barbosa Lima, participou dos módulos de psoríase e de doenças graves e aprovou a ideia de salas temáticas.
– Cada um de nós pôde escolher o assunto de seu interesse. Cheguei a ficar entre dois amores –a psoríase e a dermatopatologia (ambas no mesmo horário) e tive que optar pela psoríase por precisar me atualizar mais nesse tratamento. O nível foi excelente, palestras bem atualizadas e a comissão organizadora está de parabéns.
Para a vice-presidente do Dermario, Dra. Cláudia Alcântara, todas as salas resultaram em grandes temas e discussões e aprendizado.
– Essa sala de imersão em preenchimento vem em um momento em que o assunto vem sendo muito abordado na mídia por conta das complicações e ressalta como o dermatologista se aprofunda, discute, estuda e realmente está preparado para lidar com o procedimento e as eventuais complicações, mas todas as outras salas, com assuntos da dermatologia clínica, foram extremamente proveitosas, com muita discussão. O evento foi um sucesso!
A edição deste ano apresentou também cases e debates com a participação de especialistas de outras áreas da medicina que tratam enfermidades que têm interseção com doenças dermatológicas, como ocorreu no módulo ‘Interfaces da dermatologia: casos clínicos com abordagem multidisciplinar’, que teve as presenças das Drªs. Monica Travassos (Mastologista), Claudia Burlá (Geriatra) e Lilian Scheinkman (Psiquiatra).