Ainda há tempo de participar dos cursos de Dermatopatologia Comparativa e de Micologia. Haverá inscrições no local do evento, que acontece esse final de semana, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no hotel Windsor Flórida, no Flamengo. Para quem adquiriu o Passaporte 2020, a inscrição já está garantida.
O curso de Dermatopatologia abordará os temas pele normal; alteração da camada córnea; alterações da camada de Malpighi; células que infiltram a derme; doenças de interface; infecções e infestações superficiais; infecções e infestações profundas; cistos; neoplasias, hiperplasias e hamartomas da epiderme; tumores mesenquimais; linfomas; hanseníase; doenças bolhosas; doenças de depósito; nevos e melanoma; tumores anexiais. A coordenação é dos Drs. Daniel Obadia, Gustavo Verardino, Maria Auxiliadora Jeunon e Thiago Jeunon.
Já no curso de Micologia abordará os temas introdução à micologia, ceratofitoses e pitiriase versicolor, dermatofitoses, candidíase, esporotricose, cromomicose, micetoma, lobomicose, paracoccidioidomicose, histoplasmose, criptococose, coccidioidomicose, antifúngicos sistêmicos, histopatologia micoses. Ao fim de cada bloco temático, haverá demonstração de casos clínicos. A coordenação da Dra. Regina Casz Schechtman.
APROVEITE PARA SABER MAIS SOBRE AS PSICODERMATOSES
A integração da dermatologia com outras áreas da medicina e a ampliação da nossa própria especialização não são novidade, mas é preciso estar sempre se atualizando para entender determinadas doenças, como é o caso das psicodermatoses.
Acredita-se que cerca de 30% dos pacientes dermatológicos apresentam comorbidades psíquicas. Portanto, para o dermatologista é essencial cada vez mais, tornar-se capaz de avaliar a saúde mental do paciente; ter clareza dos limites da relação médico paciente, especialmente quando lidar com pacientes psiquiátricos; avaliar o impacto do estresse na qualidade de vida do paciente e entender que os transtornos ansiosos e depressivos são frequentemente encontrados na dermatologia, com alto grau de incidência de suicídio.
No dia 4 de abril, haverá o 1º Simpósio de Psicodermatoses da SBDRJ no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo. O evento abordará a conexão mente/ pele a fim de que, na prática médica dermatológica seja superada a dicotomia cartesiana tradicional.
A coordenação do Simpósio ficará a cargo dos Doutores Márcia Senra, Thiago Jeunon, Daniel Obadia, Caroline Brandão e Regina Schechtman.
As inscrições já estão abertas e quem se inscrever no nosso site até 27 de fevereiro garante desconto. Corre lá!