(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Cuidados com megahair, apliques e/ou extensores

Cabelos volumosos e longos podem ser o desejo de muitas pessoas e a motivação para utilizar megahair, apliques e/ou extensores. Mas cuidado, o uso desses acessórios pode fazer mal à saúde dos fios e do couro cabeludo!  

O termo megahair abrange os apliques e os extensores; cada um deles é utilizado a depender do objetivo a que se propõem, como dar volume ou alongar os fios. Os apliques são acessórios removíveis fixados aos cabelos através de presilhas (“tic-tac”). Já os demais tipos de megahair são fixados por colas, fitas adesivas, anéis metálicos ou até mesmo por costura diretamente nas hastes capilares.  

A tensão nos fios provocada por esses métodos de fixação pode levar à alopecia de tração (nome que se dá à queda de cabelo causada pela tração excessiva, repetida e prolongada), especialmente nos cabelos finos e quimicamente tratados. Nas fases iniciais há uma inflamação local que se manifesta com desconforto, vermelhidão, descamação e, eventualmente, pontos de pus. Inicialmente esse processo é reversível, porém se persistente, evolui para a perda definitiva dos fios.  

A dermatite de contato aos produtos usados para fixar os acessórios aos cabelos, como as colas e os adesivos, é outra complicação possível. Assim como o desenvolvimento e/ou agravamento da dermatite seborreica (caspa) devido à dificuldade de higienização adequada do couro cabeludo.

O dermatologista é o médico capacitado para tratar as doenças dos cabelos e do couro cabeludo. Portanto, se você tem alguma queixa capilar, procure um dermatologista SBD!

Dra. Flávia Weffort, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ.

Coordenadores do Departamento: Dr. Daniel Fernandes e Dr. Rodrigo Pirmez.