Diante de uma queda de cabelo quem nunca colocou a culpa no estresse e tomou vitaminas, usou xampus anti-queda ou até mesmo receitas ditas milagrosas para o crescimento capilar por conta própria?!
Entretanto, queda de cabelo pode não ser tão simples como muitos pensam. Existem diversas doenças que acometem o couro cabeludo levando à queda capilar, dentre elas, as alopecias cicatriciais.
E o que seriam essas alopecias cicatriciais?
As alopecias cicatriciais consistem em um grupo de doenças que cursam com queda de cabelo que podem levar à perda permanente dos fios.
A queda ocorre de forma progressiva. As vezes pode demorar meses ou até mesmo anos para ser notada.
Os folículos pilosos são destruídos e substituídos por cicatrizes que, com o passar do tempo, formam placas lisas e brilhantes, sem cabelos.
Existem diversas causas e formas de apresentação clínica, podendo acometer homens e mulheres de todas as idades.
Além da perda de cabelos, alguns tipos de alopecias cicatriciais podem levar a queda de pelos das sobrancelhas e gerar sintomas locais como coceira, dor, vermelhidão e inflamação.
Quando diagnosticada precocemente é possível muitas vezes uma reversão parcial do quadro ou, pelo menos, a estabilização da doença. Dessa forma, é muito importante que diante de uma queda capilar importante e/ou uma rarefação progressiva dos cabelos, o paciente procure um médico dermatologista para um diagnóstico e tratamento correto e precoce, antes que a doença se torne irreversível.
O médico dermatologista é o profissional apto para cuidar do seu cabelo, não arrisque seus fios!
Dra. Ana Carolina Serra, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ
Coordenadores do Departamento: Dr. Daniel Fernandes e Dr. Rodrigo Pirmez