No próximo sábado, 5 de agosto, o Rio de Janeiro celebrará o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. Para marcar a data, o Cristo Redentor será iluminado neste dia, das 19h às 20h, com a cor roxa, escolhida para representar a doença. A iniciativa é da SBD-RJ com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de se informar e desmistificar os preconceitos em relação à hanseníase.
Outro monumento do estado será iluminado com a mesma cor neste dia: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o carro-chefe do Caminho Niemeyer, em Niterói. A iluminação é resultado de uma parceria entre a SBD-RJ e a SBD-Fluminense.
A SBD-RJ também está organizando e participando de outras atividades e convida seus associados e os médicos residentes dos serviços credenciados para colaborarem como voluntários. Quem quiser participar deve enviar um e-mail para eventos@sbdrj.org.br. Veja a programação:
• Dia 4 de agosto, sexta-feira, das 9h às 16h, na Cinelândia, haverá uma carreta com consultórios para atendimento à população e panfletagem. Essa ação está sendo liderada pela Secretaria Estadual de Saúde.
• Dia 5 de agosto, sábado, das 9h às 13h, tenda de atendimento e panfletagem no Parque Madureira, numa ação conjunta de conscientização sobre tuberculose e hanseníase. Esta ação está sendo
liderada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A SBD-RJ, em parceria com a SBD-Fluminense, também produziu um vídeo para ser exibido nos cinemas Cinemagic (Região dos Lagos), Itaú Cinemas, Espaço Net e Rede Kinoplex. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está articulando a divulgação no MetrôRio, na Supervia e nas Barcas. O vídeo tem duração de 30 segundos e será exibido do dia 4 ao dia 10 de agosto em todas as salas dos cinemas parceiros no Rio e em Niterói.