Prezado associado,
Em atenção às diversas manifestações dos membros da nossa sociedade a respeito da recente ação de marketing promovida por um laboratório envolvendo a simulação de aplicação de produtos destinados a procedimentos médicos invasivos por blogueiras, a diretoria da SBDRJ sentiu necessidade de se manifestar novamente, prestando os seguintes esclarecimentos:
1) A veiculação de fotos e vídeos que envolvam a realização de procedimentos médicos invasivos da especialidade dermatologia por blogueiras, mesmo que de forma simulada em manequins, não contribuem para o bem da nossa imagem junto à população. Ao contrário, estas equivocadas ações de marketing estimulam a prática do exercício ilegal da Medicina por leigos e profissionais não médicos;
2) A despeito da importância da contribuição dos parceiros da SBDRJ para com as nossas atividades institucionais, esta parceria não se sobrepõe à necessidade da vigorosa defesa da especialidade;
3) O dano já foi causado e não houve iniciativa de reparação à altura. As referidas ações de marketing já atingiram seu público alvo;
4) O receituário médico é atribuição individual de cada colega e deve ser direcionado exclusivamente ao benefício do paciente. Todavia, é sabido que vários produtos possuem concorrentes de qualidade equivalente no mercado;
5) A SBDRJ está extremamente preocupada que ações similares sejam repetidas por esta e/ou outras empresas.
6) A Regional como instituição pouco pode oferecer além de reverberar o descontentamento dos seus membros. Uma resposta eficaz só pode ser dada pelo próprio dermatologista.
Portanto, caberá a cada um dos associados refletir sobre o assunto e agir dentro da ética e da maneira que entender mais adequada.
Saudações dermatológicas,
Diretoria SBDRJ 2015/2016