(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Como cuidar da pele oleosa?

A pele oleosa é bem comum e merece tratamento especial. Ou seja, precisa ser cuidada com produtos específicos, já que o uso de produtos inadequados pode piorar a oleosidade e o brilho típicos desta pele. Isso vale para tudo, desde os sabonetes até protetores solares e maquiagem. Controlar a oleosidade, na verdade, é o principal objetivo ao lidar com a pele oleosa, veja:

1) Limpeza – Geralmente é feita duas vezes por dia – de manhã e à noite. A limpeza da pele oleosa deve ser feita com produtos específicos e recomendados pelo dermatologista, que são capazes de retirar os resíduos e impurezas da pele e desobstruir os poros.
2) Tonificação – Loções tônicas específicas e adstringentes sem álcool podem ajudar fechando os poros, reduzindo a inflamação e eliminando vestígios de células mortas.
3) Hidratação – A pele oleosa deve ser hidratada sim. Porém, isso deve ser feito com certa atenção e cuidado. É importante escolher um produto sem óleo na composição, os chamados oil free.
4) Esfoliação – A pele oleosa também pode ser esfoliada. Obedeça a frequência recomendada pelo médico. Isso pode ajudar a remover as células mortas, controlar a oleosidade e desobstruir os poros.

Por conta do excesso na produção de sebo, a pele oleosa é mais suscetível ao surgimento de cravos e espinhas e nos dias mais quentes, merece ainda mais atenção. Se você tem o costume de usar maquiagem, séruns e primers podem ser boas opções para contrair os poros e controlar o sebo.

Alguns tratamentos dermatológicos como peelings – ácido salicílico, retinoico ou glicoico -, lasers e limpeza de pele podem auxiliar no controle da oleosidade da pele. É fundamental frisar que antes de escolher os dermocosméticos, o/a paciente deve consultar seu médico dermatologista para uma avaliação completa sobre o seu tipo de pele.

Fonte: SBDRJ