Em outubro acontece a campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama. O tratamento desse tipo de tumor pode trazer alguns efeitos colaterais indesejados para a pele da mulher.
A quimioterapia pode causar ressecamento severo da pele, além de queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e até surgimento de acne.
A radioterapia, um tratamento também bastante comum no câncer de mama, pode causar o que chamamos de radiodermite, que apresenta vermelhidão e descamação, tornando a pele da mama mais frágil.
No caso de cirurgia, cicatrizes podem incomodar e prejudicar a autoestima. O dermatologista pode ajudá-la no cuidado com essa cicatriz, orientando sobre a melhor forma de tratá-la e até prescrevendo procedimentos para amenizar as marcas, como o laser.
Se você está passando pelo tratamento do câncer, procura a ajuda de um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele poderá ajuda-la e orientá-la sobre uma rotina especial e personalizada de cuidados com a pele.
Fonte: SBDRJ