Sai o inverno, entra a primavera. Na estação, surgem novas doenças, mas velhas conhecidas da temporada: é o caso da varicela, mais conhecida como catapora. Mudanças bruscas de estação costumam ser propícias à proliferação de bactérias e vírus que causam esse tipo de enfermidade. Por isso, nessa época é tão importante se proteger e estar com a vacinação em dia, especialmente crianças, que são as mais atingidas.
As primeiras manifestações da catapora surgem como febre, pequenas lesões e manchas avermelhadas que evoluem para bolhas com líquido. Essas bolhas estouram sozinhas e formam uma crosta seca na etapa final. Os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas porque a doença é altamente contagiosa na fase inicial.
Uma vez que a doença já está diagnosticada é recomendado que a criança não vá à escola ou outros lugares públicos para evitar o contágio, pois a catapora começa a ser transmitida dois dias antes dos primeiros sintomas aparecerem.
Especialmente no princípio, as lesões costumam coçar bastante. Por isso, é recomendado que se corte as unhas dos bebês e das crianças, para evitar que tenham infecções ou formem cicatrizes permanentes.
Não existe um tratamento específico para a catapora, mas alguns medicamentos podem aliviar os sintomas como febre e coceira. Como em todas as doenças, a prevenção é o melhor remédio. Para o caso da catapora, a vacina, que faz parte do calendário nacional de imunização e, portanto, está disponível na rede pública para todas as crianças a partir de 1 ano de idade, é a melhor forna de prevenir.
Consulte o médico dermatologista!
Fonte: SBDRJ