(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Canície: você sabe o que é?

A canície ou embranquecimento dos cabelos é um fenômeno natural e progressivo que ocorre pela diminuição ou perda da atividade dos melanócitos (células que produzem o pigmento melanina). O início é mais precoce nos caucasianos, por volta dos 35 anos, e nos negros inicia-se em torno dos 45 anos. Na mulher, geralmente, é na região de implantação capilar que ocorrem os primeiros fios brancos. Já no homem, as têmporas costumam ser a primeira área atingida. A canície é chamada de precoce quando afeta indivíduos menores de 20 anos de idade. Ela acontece provavelmente por uma exaustão do reservatório de melanócitos ou algum defeito na ativação ou migração celular, geralmente agravada por fatores ambientais, inflamações diversas ou estresse psicológico. Deve ser investigada, uma vez que precisa ser diferenciada de algumas síndromes raras que cursam com canície precoce, como Vogt-Koyanagi-Harada, Waardenburg e, até mesmo, vitiligo folicular. Existem estudos que relacionam canície precoce com osteopenia (perda de massa óssea) e com doença arterial coronariana.

O cabelo branco tem algumas características diferentes do cabelo pigmentado: pode ser mais grosseiro na textura, tem crescimento mais rápido, mas ao mesmo tempo é mais frágil e seco, com maior tendência à quebra, por ter uma cutícula mais fina e porosa. Essa textura também faz com que as tinturas capilares ajam com mais dificuldade. Por isso, o cabelo branco exige cuidados especiais. Evitar químicas como alisamentos, aplicar agentes condicionantes como leave in e utilizar protetores térmicos capilares são alguns desses cuidados.

Apesar de muitas promessas, ainda não existe um tratamento realmente eficaz para a reversão da canície. Entretanto, já foram descritos casos de reversão pós-quimioterapia, após uso de medicações para doença de Parkinson, entre outras situações. Dietas equilibradas, ricas em antioxidantes e hábitos de vida saudáveis parecem, de alguma forma, retardar o aparecimento dos fios brancos. Isso porque o estresse oxidativo gerado pela poluição, tabagismo, radiação solar, estresse psicoemocional ou inflamatório, podem contribuir negativamente, acelerando o processo de envelhecimento capilar. Busque seu médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para orientações complementares.

 

Dra. Violeta Tortelly, pelo Departamento de Cabelos da SBDRJ.
Coordenadores do Departamento de Cabelos da SBDRJ: Dr. Daniel Fernandes e Dr. Rodrigo Pirmez