Muito comum no verão, principalmente em crianças e bebês, as brotoejas são uma das aflições da estação. É causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, que acabam impedindo a saída do suor do corpo.
Na maioria das vezes, as brotoejas surgem como pequenas bolhas d’água na região do tronco, axilas, pescoço e dobras da pele. Geralmente aparecem após sudorese excessiva. Condições como hipersudorese, o suor excessivo, aplicação de óleos, bronzeadores e cremes muito gordurosos, podem ser responsáveis pela obstrução dos poros por onde sai o suor, desencadeando, assim, as incômodas brotoejas.
Hidratantes associados a secativos, por exemplo, costumam ser indicados a pacientes diagnosticados com brotoejas. No entanto, em geral, elas desaparecem sozinhas, somente com mudança do clima.
Principalmente no verão, previna-se contra a aparição dessas bolhinhas usando roupas confortáveis e leves, preferencialmente as feitas com algodão ou fibra natural. É importante também sempre buscar estar em um ambiente fresco e ventilado.
Caso tenha alguma dúvida ou note que as brotoejas estão evoluindo, agende uma consulta com o médico dermatologista!
Fonte: SBDRJ