(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Beleza a qualquer preço: Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia.

  • Home
  • Notícias
  • Beleza a qualquer preço: Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia.

A cada dia, a cobrança por uma aparência jovial e corpos esculturais leva as pessoas a procurarem por tratamentos para a melhora da pele e de contornos corporais, especialmente com a chegada do verão.

Promessas de resultados rápidos, a preços baixos, com parcelamentos a perder de vistas tem surgido aqui no Brasil nos últimos anos.

O problema é que por trás dessas promessas maravilhosas, encontram-se profissionais não qualificados que acabam fazendo tratamentos médicos, nas áreas de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica, sem qualquer qualificação e estudo, e em locais sem as mínimas condições de higiene e segurança, levando seus clientes a sequelas, muitas vezes irreversíveis, como cicatrizes e deformidade, e tragicamente, à morte.

Infelizmente, a história da auxiliar de leilão Maria José Medrado de Souza Brandão, de 39 anos, não acabou bem. Foi submetida a um aumento de glúteos com um hidrogel produto para uso médico. Após a aplicação, passou mal: teve falta de ar e foi a óbito dia 25/10. Um inquérito policial foi instaurado e há suspeita de embolia pulmonar pelo produto aplicado; entretanto, o laudo definitivo do IML ainda não foi emitido. A pessoa que realizou o procedimento não era médica e havia feito um curso de 15 dias.

Essa situação, infelizmente, com uma vítima fatal, vem coroar uma série de acontecimentos que chegam diariamente aos consultórios dos dermatologistas por todo o Brasil: efeitos colaterais na aplicação de toxina botulínica (“Botox”), necrose de pele e infecção após aplicação de preenchedores para rugas, queimaduras após aplicação de laser e ou de criolipólise. Uma infinidade de sequelas que podem ser permanentes ou, infelizmente, fatais.

Na ilusão de uma resolução rápida, fácil e barata de seus problemas, pessoas tem sido vítimas de profissionais não médicos e até mesmo médicos sem qualificação. A bula desses produtos, como preenchedores, toxina botulínica, recomenda o uso médico, e para ser capaz de aplicar adequadamente essas substâncias e realizar lasers e cirurgias, o dermatologista passa por um exaustivo treinamento de mais de 8.000 horas para se qualificar.

Para evitar tragédias como essa, simples cuidados garantem o sucesso de um tratamento e evitam dissabores ou riscos:

1) Procedimentos médicos invasivos devem ser realizados por médicos dermatologistas devidamente treinados e hábeis. Para ser especialista deve-se ter um registro especial: RQE (Registro de Qualificação de Especialidade). Só quem tem o seu registro no CFM é especialista. Como checar? www.cfm.org.br ou www.sbd.org.br;

2) Médicos só podem atender em clínicas. Atendimentos em casa, hotéis não são adequados, pois não oferecem as condições sanitárias e de segurança necessárias.

3) Fuja de avaliações gratuitas e de profissionais que não tem endereço fixo e ficam migrando de cidade em cidade.

4) Não existem milagres: tratamentos muito baratos, com parcelamentos à perder de vista são perigosos. Tudo tem custo. Bons produtos custam caro e bons profissionais estão sempre se atualizando, indo a cursos, congressos para aprimorar seus conhecimentos. Além disso, as clínicas dermatológicas seguem as normas de segurança exigidas, o que tem custos. É o custo da qualidade e da segurança de um procedimento bem realizado.

5) Saiba o que vai ser realizado em você: se for toxina e preenchimento, procure saber a marca. Se for laser, qual o equipamento. Procure saber sobre efeitos colaterais, complicações. Pois se acontecerem, você tem o direito de saber quem lhe dará o devido respaldo e tratamento;

6) Converse com pacientes do profissional que você procura. Bons profissionais costumam ter boa referência.

Mais que tudo: a saúde é um dom que temos que preservar. Boa parte das doenças são evitáveis com simples medidas preventivas. Previna-se: procure sempre um dermatologista devidamente registrado em sua especialidade.

 

Agradecimentos à Beatriz Garcia e os Dermavengers