O presidente da SBDRJ, Egon Daxbacher, se reuniu na última terça-feira, 30, com a direção da Vigilância Sanitária em mais uma rodada de encontros que visam aproximar a dermatologia dos agentes sanitários de saúde. A parceria já rendeu avanços no alinhamento da abordagem sobre a esporotricose. Atualizamos nossa cartilha, que, inclusive, despertou interesse de outras prefeituras, o que muito nos orgulha.
Durante a reunião foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre a autodeclaração dos consultórios e clínicas dermatológicas. As normas, as exigências, os direitos, os deveres que cada um de nós precisa saber para prestar o serviço dentro da lei. A conversa, segundo Egon, atende a necessidade do associado, que, ao responder corretamente à autodeclaração, evitará problemas para funcionar dentro dos padrões exigidos.
– Temos que ter uma aproximação maior entre o associado e o agente fiscalizador. Percebemos que a Vigilância Sanitária não quer criar obstáculos, mas prezar pela saúde e boas condições de atendimento à população. Vamos abrir um canal para receber as demandas dos nossos associados e procurar responder de acordo com o procedimento exigido pela Vigilância. Se houver uma pergunta que não seja relacionada à atividade do médico, ele deve responder apenas que não se aplica ao caso daquele estabelecimento, consultório ou clínica, explica Egon Daxbacher.
A SBD-RJ e a Vigilância Sanitária estão avaliando a possibilidade de realização de uma palestra para esclarecimentos sobre a autodeclaração que, provavelmente, será realizada na próxima reunião mensal, em 28/06.