(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Apresentação de caso emociona plateia na reunião mensal

A apresentação do caso Psoríase Eritrodérmica: relato da evolução de um caso complexo pela residente do HUGG Luiza Peres Barbosa na reunião mensal desta quarta-feira, 30, acabou se transformando em uma homenagem ao colega Ricardo Barbosa Lima – professor do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Médico com 33 anos de dedicação à profissão, Ricardo, nas palavras da residente, “adotou o paciente”. O relato emocionou o auditório, que reuniu mais de 300 pessoas.

O paciente possui um transtorno psiquiátrico e é assistido por Ricardo há seis anos. Recentemente, o médico foi pessoalmente pleitear medicamento para seu tratamento na rede pública de saúde. “O paciente de 40 anos é como se fosse uma criança de 10 anos, precisa de alguém que cuide dele. Foi levado por um amigo em estado muito grave para o hospital, que não tinha a medicação necessária. Fui pessoalmente à Secretaria de Saúde buscar o medicamento. Eu não tinha uma autorização formal, mas eles entenderam a gravidade do problema, abriram uma exceção e disponibilizaram o remédio”, conta Ricardo Barbosa Lima.

Luna Azulay foi uma das pessoas que se emocionaram durante a homenagem. “Fiquei emocionada porque o Ricardo é um exemplo de médico com M maiúsculo. Ele adota os pacientes, não desiste dos casos difíceis, busca auxílio. É um médico fantástico, trabalha em condições adversas. Ricardo é um símbolo do médico completo”, disse Luna Azulay.

Ao comentar a homenagem, Ricardo Barbosa Lima citou o psicanalista húngaro Michael Balint, autor do livro O Médico, Seu Paciente e a Doença (1984), sua obra mais importante. “Ele (Michael Balint) ensinava que o primeiro remédio é o médico. Por isso, a importância de escutar, acolher o paciente. O remédio é praticamente igual, a maneira de usar também, mas a forma que o médico lida com cada paciente é algo a mais que não vem escrito na receita”, disse.

Palestra principal traz novidades sobre imunologia

Outro ponto alto da reunião mensal foi a palestra principal: Revisão sobre o sistema imunológico inato e adaptativo da pele: O que o dermatologista precisa saber?, ministrada por Ana Paula Galli Sanchez, dermatologista e mestre pela Faculdade de Medicina da USP, e médica colaboradora do Ambulatório de Psoríase Grave do Hospital Ipiranga (SP). Para o presidente da SBD-RJ, Egon Daxbacher, a palestra foi uma oportunidade de atualização sobre o tema.

“Abordar a imunologia na reunião mensal foi importante porque, muitas vezes, essa questão é focada apenas num determinado grupo de doenças. Desta vez, tivemos a oportunidade de abordá-la de forma mais abrangente. A imunologia mudou bastante ao longo dos anos, por isso a importância de nos atualizarmos em relação às novas descobertas”, disse.

Casos vencedores

Com 124 votos, Psoríase Eritrodérmica: relato da evolução de um caso complexo foi o vencedor da reunião mensal. Além de Luiza Peres Barbosa, o trabalho contou com a participação de Mayra Ribeiro Sanandres, Juliana Guimarães Guerra, Luciana Ferreira Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins. Com 88 pontos, o segundo colocado foi Púrpura reticulada no abdome de um paciente grave, do HFB, de autoria de Cristina Ribeiro dos Santos, Caio Formiga, Karla Pacheco, Thiago Jeunon e Clarissa Vita Campos. Na terceira colocação, com 77 pontos, ficou Reação local à substância injetável, do HNMD, de autoria de Marjorie Soares Pereira Goncalves, Ludmila Ribeiro Pedrosa, Ana Carolina Folchini de Barcelos, Aline Corrêa, Flavia Vaz Agarez Chieppe e Ricardo Vieira-Goncalves.