(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Alerta para cuidados no tratamento com preenchedores

A busca por tratamentos estéticos para rugas, flacidez e celulite com o uso de produtos conhecidos como preenchedores é cada vez mais frequente. Especialmente entre o público feminino. A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) alerta sobre cuidados necessários antes de iniciar o tratamento, para evitar complicações que podem resultar numa fatalidade, como ocorreu com a bancária Lilian Calixto, no último domingo.

 

O primeiro passo para a segurança do paciente é a escolha do profissional. É importante se certificar de que o profissional está apto para a prática do preenchimento. Essa técnica só pode ser realizada por médicos.  O dermatologista é o médico especializado em tratamentos da pele e, portanto, habilitado a orientar o paciente e escolher o procedimento mais adequado para cada tipo de tratamento. A SBD-RJ recomenda que o profissional seja inscrito no Conselho Federal de Medicina (CFM), no Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) e na Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

 

É importante também que o paciente seja informado sobre o tipo de produto preenchedor que será utilizado no tratamento e onde será feita a aplicação. Alguns procedimentos podem ser realizados em consultórios equipados e licenciados para esta atividade. Outros procedimentos, somente em centro cirúrgico.

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) informa que, apesar de se apresentar nas redes sociais como pós-graduado em dermatologia, o médico Denis Cesar Barros Furtado, envolvido na morte da paciente Lilian Calixto, não tem qualificação de especialista em dermatologia no Conselho Federal de Medicina (CFM), nunca foi aprovado no exame do título de especialista em dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ou cursou especialização/residência médica em serviço credenciado pela SBD e reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

 

A SBD-RJ esclarece que existem vários cursos de pós-graduação com carga horária inadequada e que não são credenciados pelas associações médicas, assim como especialidades que não são reconhecidas pelo CFM, tais como a medicina estética. Por esta razão, o paciente deve checar as informações sobre o médico nos sites abaixo antes de se submeter a procedimentos cosmiátricos.

 

Site do CFM: www.portal.cfm.org.br

Site do Cremerj: www.cremerj.org.br

Site da SBD-RJ: www.sbdrj.org.br

Site da SBD: www.sbd.org.br

 

 

Diretoria Executiva

Sociedade Brasileira de Dermatologia 

Regional Rio de Janeiro