(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Alerta importante: golpe pelo WhatsApp

Atenção! Recentemente recebemos comunicado de uma de nossas associadas informando que um estelionatário usou a foto e o nome dela em um perfil de WhatsApp, com um número não reconhecido por ela. Com este perfil falso, o estelionatário enviou mensagens para vários contatos da associada, pedindo empréstimos e informando o número de uma conta bancária para depósito.

A SBDRJ recomenda que os associados fiquem atentos. Se receberem mensagem pedindo dinheiro, mesmo que seja de uma pessoa de relação próxima e com número reconhecido, desconfiem. Não façam nenhuma transferência sem antes entrar em contato telefônico ou pessoal com a pessoa, para verificar se foi ela mesmo quem mandou a mensagem. E quem tiver seu nome usado indevidamente em golpes como este precisa procurar a polícia e, se for o caso, acionar a operadora de telefonia pra pedir providências se seu número tiver sido clonado.

Em agosto, a desenvolvedora de aplicativos de segurança PSafe divulgou um levantamento que aponta que o crime de clonagem de WhatsApp já atingiu 8,5 milhões de brasileiros. Somente no primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 134 mil tentativas de roubo de WhatsApp. A cada dia, 23 pessoas são vítimas desses golpes em todo o país e a modalidade de solicitação de dinheiro aos amigos está entre os principais prejuízos trazidos pela clonagem do mensageiro.