Uma nova assembleia geral extraordinária para decidir sobre o afastamento da diretoria da Unimed Rio foi marcada para a próxima quinta-feira, 28 de julho, no Centro de Convenções Ribalta, na Av. das Américas, 9.650, Barra da Tijuca. Dessa vez, a AGE foi convocada diretamente pelos médicos cooperados, representativos de 20% dos associados em condições de votar. A convocação está fundamentada nos artigos 38,39 e 45 da Lei 5764/71 e nos artigos 21; 22 – 1º parágrafo; e 33 – 2º parágrafo do estatuto social da cooperativa. A primeira convocação será às 13h, com 2/3 dos associados. Caso não haja quórum neste horário, a segunda convocação será às 14 horas, com a presença da metade mais um do número de associados. Se mais uma vez não houver quórum, a terceira e última convocação será às 15 horas e a instalação da assembleia poderá ser feita com quórum mínimo de 10 associados.
A AGE deverá deliberar sobre três pontos de pauta: a destituição dos membros dos Conselhos de Administração e Técnico, o ajuizamento de ação de responsabilidade civil, e a eleição de conselheiros provisórios. Caso a destituição seja aprovada, a eleição definitiva dos novos conselheiros deverá ser feita num prazo máximo de 30 dias.
De acordo com o estatuto, estão impedidos de votar os cooperados admitidos na Unimed Rio depois da convocação da AGE , em 13 de julho; os que não tenham operado com a cooperativa durante o exercício de 2016, e os que tenham mantido vínculo empregatício com a cooperativa em 2015. Esta assembleia conta com o apoio do Conselho Fiscal da Unimed Rio.