(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Acompanhe o 3º TeraRio & 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser

  • Home
  • Notícias
  • Acompanhe o 3º TeraRio & 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser

Veja como foi o primeiro dia de evento

Nesta quinta-feira, 20/10, foi iniciada a terceira edição do TeraRio, realizado conjuntamente ao 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mais de 700 dermatologistas de várias partes do Brasil estão presentes no Rio de Janeiro e lotaram o primeiro dia de aulas no Hotel Windsor Oceânico, de frente para a praia da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

A primeira parte do dia foi dedicada aos cursos pré-simpósio, que abordaram toxina botulínica, rejuvenescimento facial e cosmiatria de cabelos e unhas. Os temas, que estão entre os mais discutidos na dermatologia atual, e o formato mais acolhedor possibilitaram uma manhã de efetivo aprendizado. Após o almoço, os participantes lotaram o auditório principal para a sequência de palestras do dia. O primeiro bloco, dedicado ao TeraRio, trouxe o tema “Doenças da Face: Como eu trato?”. Repetindo o formato que consagrou o evento, a atividade manteve-se focada nas opiniões e experiências dos especialistas, além de promover a integração com profissionais de outras áreas. Neste bloco, a convidada especial foi oftalmologista Luciana Albuquerque.

Para a coordenadora do TeraRio, Ana Luisa Sampaio, o enfoque prático das aulas e o incentivo à participação dos congressistas, seja através de perguntas ou comentários, vem sendo um diferencial.

“Todos os palestrantes contribuíram bastante com temas muito práticos e também tivemos muita participação da plateia, com muitas perguntas”, comentou Ana Luisa, frisando, ainda, que os próximos dois dias guardam muitos módulos com discussões importantes para a prática diária do dermatologista.

Os outros dois blocos, um sobre cosmiatria e outro sobre laser, mantiveram o auditório lotado até o último minuto de evento, com aulas que reuniram grandes experts do Brasil. O bloco sobre laser, coordenado pela Dra. Valéria Barreto Campos, de São Paulo, contou com um profícuo debate na sessão “Lasers e Lesões Vasculares”.

Essa união entre SBD Nacional e a Regional Rio de Janeiro possibilitou unir dois grandes eventos e potencializá-los. Para os cariocas e fluminenses, uma oportunidade única de encontrar colegas de todo o país para debater e trocar experiências. Para os visitantes, além do tradicional evento da nacional, existe a oportunidade de conhecer e participar de um evento de altíssimo nível e consolidado no cenário estadual. A Presidente da Gestão 2014/2015 da SBDRJ, Ana Mósca, exaltou a importância desta sinergia. Para ela, o formato deve ser replicado em outras regionais. Em coro, o coordenador do TeraRio e presidente eleito da gestão 2017/2018 da SBDRJ, Egon Daxbacher, acredita que essa parceria é muito interessante para ambas, regional e nacional.

Galeria de fotos

Vídeos

Veja como foi o segundo dia de evento

Com palestras iniciadas logo cedo, pontualmente às 9h, o segundo dia do 9º Simpósio de Cosmiatria e Laser & 3º TeraRio já contava com um auditório cheio logo nas primeiras horas do dia.

As atividades começaram com o bloco de Cosmiatria, coordenado pelo Dr. Carlos Roberto Antonio (SP), abordando assuntos bastante relevantes, como a real eficácia dos cosmecêuticos na pele humana e os tipos de toxina botulínica disponíveis no mercado. Os assuntos, bem atuais, geraram um interessante debate entre os palestrantes e boa quantidade de perguntas vindas da plateia.

Logo em seguida, às 11h, foi a vez do TeraRio, cujo tema do dia foi “Qual a sua conduta? (Doenças comuns do consultório)”. O tempo maior reservado para debate entre a mesa e para perguntas vindas da plateia foi elogiado por participantes. Grande parte das perguntas foram direcionadas à Roberta Bibas, que ministrou a aula “Hipercromia das Dobras”. Outro tema discutido no bloco foi pitiríase versicolor recidivante. A palestrante, Regina Casz Schechtman, destacou o viés prático da mesa:

“Estes assuntos despertaram bastante interesse e geraram muitas perguntas. A abordagem foi bastante prática e eu espero ter contribuído!”, comentou Regina, que elogiou a participação maciça dos colegas.

Após a pausa para o almoço, o tema da vez foi Laser, coordenado por Paulo Barbosa (BA). O bloco foi dividido em três temas: Tratamento da alopecia androgenética com infusão transdérmica de fármacos, rejuvenescimento facial total associado a tecnologias e, por último, laser fracionados ablativos e não ablativos, ultrassom microfocado (rejuvenescimento, cicatrizes, estrias). Grandes experts no tema estiveram entre os palestrantes, entre eles o carioca Alexandre Filippo, que abordou as terapias corporais. Filippo lembrou a importância de o dermatologista ter uma equipe sólida, multidisciplinar e coordenada em suas clínicas.

“Há sempre a necessidade de uma boa avaliação com o dermatologista, de montar uma equipe multidisciplinar e oferecer tratamentos que se combinam, como microagulhamento, radiofrequência, ultrassom microfocado e a criolipólise”, disse o doutor. Para ele, este é o caminho para bons resultados e para que não haja evasão do paciente para clínicas de estética.

Com o dia mais longo de palestras, esta sexta-feira deu ao TeraRio um segundo bloco, dessa vez sobre “Manejo da droga”, que contou com aulas do presidente da Regional Fluminense, Roberto Souto, e da coordenadora do evento, Ana Luisa Sampaio. O bloco de Cosmiatria também teve um segundo turno, desta vez encerrando o segundo dia de palestras, e, como não poderia ser diferente, manteve o auditório cheio até o fim do dia.

Foi mais uma etapa desta grande experiência de congregação e aprendizado. Maravilhados pelo sublime poente da praai da Barra da Tijuca, um cenário paradisíaco, os colegas de todo Brasil se despediram do penúltimo dia de evento. A colega Celia Kalil, que veio do Rio Grande Sul para participar e palestrar no evento, resumiu esse sentimento:

“Para nós, gaúchos, estar no Rio já um grande prazer. Agora, estar no Rio num evento como esse, que congrega os colegas cariocas e o Simpósio de Cosmiatria e Laser, é realmente um evento de grande conhecimento”, resumiu.

Galeria de fotos

Vídeos

Veja como foi o terceiro dia de evento

O clima era de despedida na manhã deste sábado. Muitos congressistas chegavam com suas malas ao Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, de onde seguiriam para suas cidades após o terceiro e último dia deste megaevento.

Mais cedo do que nos outros dias, o evento começou pontualmente às 8h, com o bloco de laser. Sob coordenação de Roberto Adilson de Mattos (SP), as primeiras palestras da manhã foram marcadas por discussões profundas sobre as aplicações mais bem sucedidas do laser em situações menos convencionais, como durante a gravidez e na genitália feminina.

Logo em seguida, foi a vez do TeraRio fazer acontecer o primeiro dos seus dois blocos do dia, com o tema “Atualização Terapêutica: Prurido e Dor Neuropática”, com palestras de Beatriz Moritz Trope e do presidente eleito para a gestão 2017/2018 da SBDRJ, Egon Daxbacher. Os dermatologistas tiveram a colaboração do anestesiologista e clínico da dor Paulo Renato Fonseca, que compartilhou sua experiência relacionada a doenças dermatológicas e, após uma aula muito interessante, foi muito procurado pela plateia no tempo reservado para discussão.

“Foi uma oportunidade incrível de falar para dermatologistas e mostrar que podemos trabalhar como equipe, como uma unidade multiprofissional”, opinou Paulo, após ter sido intensamente elogiado pelos congressistas.

Foi característica deste TeraRio reservar um espaço de tempo maior para o debate, possibilitando, também, o envolvimento da plateia e a maior troca de experiências. O formato foi comentado pela colega de Cruzeiro – SP, Marinei Rubez, que participou do TeraRio pela primeira vez:

“Realmente estou surpresa pela qualidade dos palestrantes e das discussões. O tempo está muito bem organizado e estou conseguindo aprender mais do que em outros congressos”, contou Marinei.

As palestras seguiram com o bloco de cosmiatria, que debateu situações comuns no consultório, como melasma e o uso da isotretinoína, sob coordenação do Dr. Geraldo Magela (MG). As aulas da tarde foram iniciadas com o segundo bloco sobre laser, que focou nos debates sobre complicações e desafios nos tratamentos que chegam aos consultórios, explorando as situações mais comuns do dia a dia.

Encerrando o terceiro dia e o evento, às 16h aconteceu o segundo bloco do TeraRio, “Várias condutas para um paciente”. A sessão teve apresentação de diversos casos clínicos aos componentes da mesa e cada um teve a oportunidade de compartilhar sua experiência e a conduta que adotaria em cada um.

O presidente da SBDRJ, Flávio Luz, foi um dos debatedores do bloco, abordando os temas onicocriptose/granuloma piogênico. Após a sessão, aproveitou para comentar o sucesso na combinação dos dois eventos:

“Esse evento se mostrou vitorioso. É uma fórmula que veio para ficar: ela valoriza o regional e otimiza os eventos”, disse o presidente da regional. Para ele, o formato do TeraRio vai ganhar o Brasil. “Foi muito bem recebido. Espero que esse modelo cada vez mais se difunda”, concluiu.

O próximo TeraRio já tem data marcada: 27 e 28 de outubro de 2017. Até lá!

Galeria de fotos

Vídeos