Eventos

Agenda

set
23
sáb
1º Curso de Gerenciamento de Consultório @Colégio Brasileiro de Cirurgiões
set 23 dia inteiro

HomeProgramaçãoValores e inscriçãoCampanha #AMEFRANCISCO

Caros colegas dermatologistas,

A SBDRJ tem a satisfação de convidá-los para um evento inovador, que visa a suprir uma lacuna na nossa formação: o 1º Curso de Gerenciamento de Consultório!

A programação do evento abordará os seguintes temas: ‘Montando uma clínica (investimento inicial, capital de giro, custos fixos e variáveis)’; ‘Contabilidade: escolhendo a forma mais inteligente de ser tributado’; ‘PF x PJ – Lucro presumido x simples nacional’; ‘Vigilância Sanitária’; ‘Material mínimo para procedimentos para iniciar o consultório’; ‘Marketing digital, Codame e Código de Ética; ‘Prontuário eletrônico e softwares auxiliares’.

A atividade terá caráter beneficente e a inscrição para o evento se dará mediante o envio do comprovante de deposito no valor mínimo de R$ 100,00, com data a partir do dia 26/07/2017, em benefício do bebe Francisco, filha da dermatologista Daniela Bringel, que é portador de AME e necessita do montante de 3 milhões de reais para ter acesso ao tratamento.

O CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões cedeu gratuitamente o espaço para realização do evento, assim como a Cia da Imagem, empresa de audiovisual, que também é nossa parceira nesta causa.

Contamos com a participação de todos!

08h– 08h30 – Abertura da secretaria

08h30 – 08h50 – Montando uma clínica: investimento inicial, capital de giro, custos fixos e variáveis – Paulo Notaroberto

08h50 – 09h10 – Material cirúrgico mínimo para começar o consultório – Felipe Mauricio

09h10 – 09h30 – Tecnologias – alugar ou comprar um equipamento? Comparando plataformas e calculando o valor do procedimento – Paulo Notaroberto

09h30 – 09h50 – Discussão

09h50 – 10h10 – Equipamentos mínimos para consultório dermatológico segundo o CFM – Sergio Palma

10h10 – 10h30 – Prontuário eletrônico e softwares auxiliares – Abel Magalhães

10h30 – 10h50 – Discussão

10h50 – 12h10 – Brunch/visita aos parceiros

12h10 – 12h30 –Aspectos éticos na publicidade médica-  Codame/Marketing Digital e Marketing Médico – Sergio Palma

12h30 – 12h50 – Fazendo o livro caixa – Claudio Mariath

12h50 – 13h10 – Escolhendo a forma mais inteligente de ser tributado – Alexandre Chevitarese

13h10 – 13h30 – Discussão

13h30 – 13h50 – Açōes da SBD para defesa e valorização profissional – Sergio Palma

13h50- 14h10 – Discussão

14h00 – 14h20 – Auto declaração da Vigilância Sanitária – passo a passo para obter o licenciamento – Simone Braga

14h20 – 14h40 – Vigilância Sanitária – Perguntas e Respostas – Simone Braga

14h40 – 15h00 – Discussão

 

Para se inscrever, o associado ou residente de serviço credenciado deve apresentar um comprovante de doação à campanha #amefrancisco no valor mínimo de R$ 100,00, mas podem ficar à vontade para doar um valor maior caso queiram. O depósito deve ser nominal e datado do dia 26 de julho em diante.. As contribuições podem ser feitas em duas contas em nome de Francisco Martins Campeão Garrido: no BB, agência 4560-8, conta poupança 300-X; e no Itaú, agência 2799, conta poupança 06304-1/500. Para ambos os depósitos, o CPF é o 082 274 931 90.

Para validar a inscrição, o comprovante de doação deve ser enviado para o e-mail: sbdrj@sbdrj.org.br

A Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1 (AME) é uma doença rara, de origem genética, determinada por herança autossômica recessiva e afeta 01 indivíduo em cada 10.000 nascidos vivos; é uma doença grave e fatal sendo a causa mais comum de mortalidade infantil.

AME tipo 1 é uma doença neurodegenerativa, desencadeada pela perda progressiva dos neurônios motores da medula espinhal, sem comprometimento cognitivo. Clinicamente, caracteriza-se por fraqueza muscular progressiva com início no primeiro semestre de vida da criança, bloqueando o desenvolvimento motor global e culminando com a falência da musculatura da deglutição e respiratória, associada à insuficiência respiratória grave, podendo provocar para cardiorrespiratória e morte, em média, aos 2 anos de idade.

AME foi descrita por Werdnig Hoffmann no início dos anos 1890 e permanece até a atualidade, sem tratamento específico. O manejo da doença é feito de cuidados paliativos, caracterizados por assistência ventilatória por meio de traqueostomia ou BIPAP (ventilação não invasiva), alimentação através de sonda gastrostomia e reabilitação (fisioterapia respiratória, motora, fonoaudiologia e terapia ocupacional). Internações hospitalares prolongadas em unidades de tratamento intensivo (UTIs) são recorrentes.

Em 23 de dezembro de 2016, os EUA, através do FDA, liberaram o licenciamento da droga SPINRAZA (NUSINERSEN), que é, na atualidade, o único tratamento desenvolvido para AME.

O medicamento SPINRAZA é um oligonucleotídeo, que corrige o defeito do gene SNM2 e produz a proteína que estabiliza o neurônio motor inferior, que está deficiente nos pacientes com AME. Como resultado, haverá a estabilização e o bloqueio da degeneração neuronal e os consequentes ganhos motores e funcionais progressivos. A eficácia e os resultados do tratamento estarão diretamente relacionados ao uso contínuo e regular do medicamento. A descontinuidade do mesmo bloqueará a produção da proteína estabilizadora dos neurônios e restabelecerá o processo de degeneração acelerada da doença. A partir deste medicamento, a evolução clinica grave e fatal da doença estará completamente controlada. Os pacientes evoluirão progressivamente com comprometimento motor menos grave, com condição clinica e funcional compatíveis com sobrevida digna e prolongada totalmente integrados na sociedade.

O menor Francisco Martins Campeão Garrido, filho de nossa colega dermatologista Daniela Bringel, tem 1 ano, encontra-se no domicílio, totalmente dependente de terceiros, em regime de home care com assistência 24h e tratamentos multidisciplinares diários. É também assistido no CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santilho). O menor é dependente de ventilação não invasiva (BIPAP). O tratamento com o medicamento SPINRAZA (NUSINERSEN) é sua única chance e esperança de sobrevida.

set
27
qua
Reunião Mensal – SBDRJ
set 27 dia inteiro

07h30 | 08h00 – Café de Boas Vindas | Registro de Presença

08h00 | 08h30 – Apresentação e comentários: casos em multimídia – Parte I

1. Pseudolinfoma desencadeado por picada de artrópode: relato de caso – HCE

Anne Kelly Leroy Pinto, Marcelo Rosandiski Lyra , Thais Aguiar Nogueira Bouhid, Elaine de Souza Albernaz e Carlos Henrique de Matos Milhomens.

2. Queilite glandular: relato de caso – HUGG

Raffany Pires Brand, Luiza Peres Barbosa, André Luiz Rocha Azevedo, Luciana Ferreira Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins.

3. Linfoma Anaplásico – HFSE

Mariana Macedo da Costa, Janaína Rodrigues Bueno, Letícia Liberino da Silva, Julia de Menezes Araujo da Cruz, Alexander Richard Bauk e Paulo Antonio Oldani Felix.

08h30 | 08h50 – Informes Associativos

09h | 10h - Palestra principal
08h50 – 09h50 – Palestra Principal
1) A Classificação molecular do Melanoma: aplicações práticas.

2) Alterações moleculares do Melanoma: o que o dermatologista deve saber para pesquisa-las.

Mariana Petaccia de Macedo
Patologista do A.C. Camargo Cancer Center
Residência de patologia pela FM-USP/Ribeirão
Doutorado pela Fundação Antonio Prudente e Cientista visitante no MD Anderson Cancer Center

09h50 | 10h10 – Comunicação Científica

Atualização em Despigmentantes

Paulina Kede

Dermatologista

PhD em Dermatologia pela UFRJ

10h10 | 10h50 – Intervalo

10h50 | 11h30 – Apresentação e comentários: casos em multimídia – Parte II

4. Carcinoma basocelular gigante em lesão de vitiligo – HUCFF

Luiza Fiszon Cerqueira, Marcela Cistaro Serrano, Flávio Mileo Bacelar Guerreiro, Marcia Ramos-e-Silva, Ana Helena Correia Carneiro e Maria Katia Gomes.

5. Lúpus Eritematoso Linear: relato de dois casos – IDPRDA

Kerlly Martendal, Luis Rojas Martinez, Yliana Vela Gonzales, Leonardo Pereira Quintella, Mercedes Prates Pockstaller e Felipe Aguinaga.

6. Lupus Bolhoso: relato de caso – HUPE

Paolla Alves de Faria, Débora Bergami Rosa Soares, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves, Juan Manoel Piñeiro-Maceira, Alexandre Carlos Gripp e Arles Martins Brotas.

7. Hemangiomas no Lactente – HFB 

Fernanda Soncini Pasetto, Maria Eduarda Carvalho Wagnes Stöfler, Caio César Siqueira Formiga, Clarissa Maria Da Cás Vita Campos

8. Sebaceoma simulando neoplasia cutânea melanocítica maligna – HNMD

Barbara Catojo Poggi, Thais Ura Garcia, Juliana Marques Correa da Costa, Daniel Fernandes Melo e Maria Auxiliadora Jeunon de Sousa.

out
6
sex
TeraRio
out 6 – out 7 dia inteiro

HomeProgramaçãoSubmissão de trabalhosValores e inscriçãoLocalHospedagem e aéreoEdição anteriorPatrocinadores

Caros colegas Dermatologistas, temos o prazer de convidá-los para o TeraRio!

Depois do sucesso da última edição, decidimos manter o formato dos módulos, privilegiando o espaço para discussão. Teremos temas clínicos mesclados com cosmiatria do dia-a-dia do consultório, abordando as doenças de pele mais comuns para atualização de condutas. Ressaltamos o espaço destinado ao esclarecimento das dúvidas mais frequentes, além de módulos que abordam os tratamentos com medicamentos sistêmicos. 

Algumas novidades serão trazidas para discussão do que vale ou não a pena ser utilizado.  Abordagens com diversos pontos de vista (mais clínicos, mais cirúrgicos e mais cosmiátricos) também serão feitas. Em mesas redondas com palestrantes escolhidos especialmente para cada tema, focando no dermatologista integral.

Coordenadores: Ana Luisa Sampaio e Fabiano Leal

Comissão Científica: Ana Luisa Sampaio, David Azulay, Egon Daxbacher, Fabiano Leal e Marcio Serra.

 

06 de outubro – Sexta-feira

09h – 12h – CURSOS PRÉ-CONGRESSO

CURSO 1 – Salas 1 e 2 – Manejo da Psoríase com Medicamentos Sistêmicos – Gratuito (VAGAS ESGOTADAS)
Coordenadores: Ana Luisa Sampaio e Livia Barbosa

09h – 09h15 – Metotrexate – Livia Barbosa

09h15 – 09h30 – Acitretin – Paulo Oldani

09h30 – 09h45 – antiTNF-alfa – Aline Bressan

09h45 – 10h – AntiIL-12/23 e antiIL17 – Roberto Souto

10h – 10h30 – Discussão

10h30 – 11h – Intervalo

11h – 12hDiscussão de casos clínicos de difícil manejo – Alexandre Gripp

 

CURSO 2 – Auditório principal – Curso de Cosmiatria e Laser – R$50,00 – (Inscrições apenas para os inscritos no evento através do e-mail: sbdrj@sbdrj.org.br)
Coordenadores: Marcio Serra e Fabiano Leal

9h – 10h30 Do clássico ao Moderno- o que mantenho na minha pratica clínica:

9h – 9h15 No preenchimento de pacientes portadores de doenças autoimunes e lipodistrofia – Marcio Serra

9h15 – 9h30 – Na volumização com o ácido hialurônico – Maria Alice Gabay

9h30 – 9h45 No tratamento facial e corporal com o ácido polilático – Monica Azulay

9h45 – 10h – No uso da toxina botulínica – Fabiana Wanick

10h – 10h15 – No tratamento com equipamentos: CO2, IPL, criolipólise – Alexandre Fillipo

10h15 – 10h30 – Discussão

10h30 – 11h – Intervalo

11h  – 12h Apresentação e Discussão de Casos Clínicos: Associando técnicas, materiais e equipamentosMarcio Serra, Maria Alice Gabay, Monica Azulay, Fabiana Wanick e Alexandre Filippo.

 

12h – 13h – Workshop Allergan ( Sala 1)

12h – 12h30 – Simpósio Satélite Novartis (Auditório principal)

 


13h – 13h10 – Abertura oficial do Congresso


13h10 – 14h10MESA REDONDA: COMO EU TRATO – Curativos: cuidados com feridas agudas, crônicas e queimaduras

Moderador: Egon Daxbacher

13h10 – 13h25 – Cuidados da ferida pelo dermatologista – Paula Dadalti

13h25 – 13h40 – Cuidados da úlcera pela enfermagem – Euzely Brandão (Enfermeira)

13h40 – 14h10 – Discussão

 

14h10 – 15hNOVA FORMA DE TRATAR – TRATAMENTO DA GORDURA SUBMENTONIANA COM ÁCIDO DEOXICÓLICO

Moderador: Marcio Serra

14h10 – 15h Fátima Pires

14h30 – 15h – Discussão

 

15h – 15h30 –  Intervalo

 

15h30 – 16h10MANEJO DA DROGA: CICLOSPORINA E ANTI-FATOR DE CRESCIMENTO TUMORAL – TERAPIA-ALVO

Moderador: Fabiano Leal e Alexandre Gripp

15h30 – 15h37 Aula de ciclosporina com passo a passo prático – Luna Azulay

15h37 – 15h44 – Aula de anti-fator de crescimento tumoral, terapias-alvo – Luiza Kassuga

15h44 – 16h10 – Discussão

 

16h10 – 17h10QUAL SUA CONDUTA?

Moderador: Ana Luisa Sampaio

16h10 – 16h20 – CASO 1: Ceratose pilar

Debatedores: Maria Paulina e Leandra Metshavat

16h20 – 16h40 – CASO 2: Lipodistrofia ginoide

Debatedores: Maria Claudia Issa, Carlota Figueiredo

16h40 – 17h10 – CASO 3: Cicatrizes de acne

Debatedores: Bárbara Nader e Flavio Luz

 

07 de outubro – Sábado

08h30 – 09h30MESA REDONDA: COMO EU TRATO – Urticária

Moderador: David Azulay

08h30 – 08h42 – Passo a passo na urticária aguda – Alfredo Alves Neto (Alergista)

08h42 – 08h54 – Passo a passo na urticária crônica – Paulo Criado (SP)

08h54 – 09h30 – Discussão

 

9h30 – 10h10VITAMINA C E RETINOIDES COMO ANTIENVELHECIMENTO

Moderador: Marcio Serra

09h30 – 09h36 – Retinoide tópico e oral – Eloisa Ayres

09h36 – 09h42 – Vitamina C tópica – Gabriela Munhoz

09h42 – 10h10 – Discussão

 

10h10 – 10h40 Intervalo

 

10h40 – 12hMANEJO DA DROGA: CORTICOIDE INTRALESIONAL E INTRAMUSCULAR

Moderador: Fabiano Leal

10h40 – 10h46 – Aspectos farmacológicos dos corticoides intralesionais e intramusculares existentes – David Azulay

10h46 – 10h52 – Minha prática clínica – Celso Sodré

10h52 – 11h20 – Discussão

 

11h20 – 12hDOENÇAS COMUNS NO CONSULTÓRIO

Moderador: David Azulay

11h20 – 11h26 – Bromidrose – Flávio Bandeira

11h26 – 11h32 – Rosácea – Daniela Antelo

11h32 – 12h – Discussão

 

12h – 14h Intervalo para almoço

12h – 13h –  Simpósio Satélite La Roche Posay & Vichy (Auditório principal)

Expossoma e Fotopoluição – Daniela Antelo

13h – 14h – Workshop Profuse (salas 1, 2 e 3)   

 14h – 15hDOENÇAS INFECCIOSAS

Moderador: Marcio Serra

14h – 14h10 – Profilaxia pré exposição AIDS e desenvolvimento de sífilis e sarcoma de kaposi – Marcia Rachid (infectologista)

14h10 – 14h20 – Herpes simples – Ricardo Barbosa Lima

14h20 – 15h – Discussão

 

15h – 15h30 Intervalo

 

15h30 – 17hQUAL SUA CONDUTA

Moderador: Fabiano Leal

15h30 – 16h – CASO1: Gestante e Puérpera com estrias

Debatedores: Claudia Alcantara e Renata Roxo

16h – 16h30 – CASO 2: Pseudofoliculites

Debatedores: Felipe Aguinaga e Katleen Conceição

16h30 – 17h – CASO 3: Melasma

Debatedores: Aline Vieira e Luiza Guedes

 

17h Encerramento

Para o 4º Terario, criamos o Prêmio Jarbas Porto. Os trabalhos aprovados pela Comissão Cientifica serão expostos como pôsteres no salão do evento, sendo dividido em duas categorias temáticas: Psoríase e Hidrosadenite, nos dias 06 e 07 de outubro de 2017, de 09h00 as 18h00.

O autor responsável deve estar inscrito no 4º TeraRio, organizado pela SBDRJ, e ser um médico associado (Aspirante, Afiliado, Contribuinte e Titular).

A data limite para envio dos trabalhos é 06/09/2017

A Comissão cientifica realizará o julgamento de todos os trabalhos aptos apresentados e elegerá um vencedor de cada categoria. O autor principal vencedor de cada categoria temática, será premiado com Passagem, Hospedagem e Inscrição para o Meeting da Academia Americana de Dermatologia – 2018.

Inscrição: Os autores devem enviar o resumo do trabalho e o arquivo do pôster, através do e-mail eventos@sbdrj.org.br com cópia para aux.eventos@sbdrj.org.br .

Acesse aqui o regulamento e normas de submissão

 

 

VAGAS ESGOTADAS!


Para lista da espera, favor enviar  e-mail para sbdrj@sbdrj.org.br


TABELA DE INSCRIÇÕES

CATEGORIA 30/08/17 27/09/17 No local
Associado SBD R$250,00 R$300,00 R$350,00
Residente de Serviço Credenciado
Associado Aspirante R$200,00 R$250,00 R$300,00
Medico Não Sócio  Opção bloqueada R$800,00 R$1.000,00
Acadêmico de Medicina Opção bloqueada R$200 R$300
Aprovados no exame TED SBD/ANM 2017 com certificado do título já requerido e pago R$325 R$390 R$455

Curso pré-congresso de Cosmiatria e Laser – R$50,00 – (inscrições apenas para os inscritos no evento através do e-mail: sbdrj@sbdrj.org.br)
Curso pré-congresso de Manejo de Psoríase com Medicamentos Sistêmicos – Gratuito- VAGAS ESGOTADAS
O valor do curso será somado à sua inscrição. Não é possível se inscrever somente nos cursos pré-congresso.

 

LABORATORIOS INTERESSADOS A REALIZAR INSCRIÇÕES DE MÉDICOS FAVOR CONSULTAR A SBDRJ PARA VERIFICAR SE O MESMO NÃO SE ENCONTRA INSCRITO. DO CONTRARIO NÃO FAREMOS A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO EM CASO DE DUPLICIDADE.

1.1. Em caso de cancelamento o reembolso será feito somente se solicitado respeitando o seguinte critério:.

Até o 1º prazo constante na tabela de inscrição –  100% do reembolso

Até o 2º prazo constante na tabela de inscrição – 50% de reembolso.

Transferência de inscrição – Até sete dias antes do evento.

1.2. O não comparecimento ao evento não será reembolsado;

1.3. Inscrições em duplicidade serão devolvidas de acordo com o prazo estabelecido e somente após o recebimento do comprovante da efetiva duplicidade;

1.4. Em hipótese alguma haverá devolução fora das normas estabelecidas acima.

  1. Pagamento: O pagamento será somente através de boleto bancário e cartão de crédito de acordo com os valores e vencimentos definidos na tabela.
  2. Procedimentos para emissão do boleto:

3.1. Preencha a ficha de inscrição, após o aceite dos termos e condições de participação; e clique em gerar boleto.

4. O inscrito será submetido a uma verificação de acordo com o cadastro da SBD – SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, afim de confirmar a escolha da categoria informada.

Windsor Marapendi
Avenida Lúcio Costa 5400 – Barra da Tijuca

 

A última edição do TeraRio, que aconteceu em conjunto com o 9º Simpósio de Cosmiatria & Laser da SBD, foi sucesso de público, atraindo mais de 700 participantes!

Veja a galeria de fotos

Quer participar do nosso evento? Veja as possibilidades!

out
14
sáb
Workshop de Laser – Plataforma Harmony @Saens Pena Medical Center (andar G)
out 14@9:00 – 13:00
HomeProgramaçãoLocalizaçãoValores e inscrição

Caros colegas dermatologistas,

Convidamos todos para participar do curso intensivo voltado para a plataforma Harmony em que as características, técnicas de aplicação e habilidades referentes às principais ponteiras serão apresentadas, demonstradas em vídeo e amplamente discutidas entre todos os presentes. Aproveite e traga seu caso para debatermos entre os colegas!

Coordenação: Fabiano Leal, Paulo Notaroberto

Programação

 

08h50 – 09h – Apresentação e boas vindas

09h – 09h40 – Luz Intensa Pulsada (515, 540 e 570 nm)

09h40 – 10h – NIR – infravermelho

10h – 10h30 – DYE-SR

10h30 – 11h – LP Nd:YAG 1.064 nm

11h – 11h30 – Coffee break

11h30 – 12h – ELEKTRA (Nd:YAG QS)

12h – 12h30 – Pixel (Erbium 2.940 nm)

12h30 – 13h20 – Discussão – casos clínicos (traga o seu caso)

13h20 – 13h30 – Encerramento

 

Palestrantes: Paulo Notaroberto e Fabiano Leal

 

Rua Conde de Bonfim,255, Andar G – Tijuca.

ACESSO/FACILIDADES:
Metrô: estação Saens Pena, sair pela saída E e andar por 3 minutos seguindo o fluxo dos carros.
Carro: o prédio conta com estacionamento próprio (valor: R$ 17,00 por todo o horário do evento).

 

Categoria Até 07/10
Associado SBD ou Residente de Serviço Credenciado R$250
Sócio Aspirante R$200

 

NORMAS DE INSCRIÇÃO

1.1. Em caso de cancelamento o reembolso será feito somente se solicitado respeitando o seguinte critério:

Até 01/10 – Reembolso de 50% do valor.

Transferência de inscrição – Até sete dias antes do evento.

1.2. O não comparecimento ao evento não será reembolsado;

1.3. Inscrições em duplicidade serão devolvidas de acordo com o prazo estabelecido e somente após o recebimento do comprovante da efetiva duplicidade;

1.4. Em hipótese alguma haverá devolução fora das normas estabelecidas acima.

2. Pagamento: O pagamento será somente através de boleto bancário e cartão de crédito de acordo com os valores e vencimentos definidos na tabela.

3. Procedimentos para emissão do boleto:

3.1. Preencha a ficha de inscrição, após o aceite dos termos e condições de participação; e clique em gerar boleto.

4. O inscrito será submetido a uma verificação de acordo com o cadastro da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fim de confirmar a escolha da categoria informada.

out
21
sáb
Reunião Mensal – SBDFL @Hotel H Niterói
out 21@9:00 – 13:00
out
25
qua
Reunião Mensal – SBDRJ
out 25 dia inteiro
out
27
sex
III Jornada Prática de Cosmiatria da UERJ @Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ
out 27@8:00 – 16:00
out
28
sáb
XIX Reunião Anual dos Dermatologistas da UERJ @Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ
out 28@8:00 – 13:00
nov
2
qui
Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo + Simpósio de Cosmiatria e Laser
nov 2 – nov 4 dia inteiro
nov
11
sáb
Reunião Mensal – SBDFL @Hospital Antônio Pedro
nov 11@9:00 – 13:00