Notícias

Você sabe o que é bromidrose?

Popularmente conhecida como “cecê” ou “chulé”, a bromidrose é o suor com cheiro desagradável que ocorre principalmente nas regiões mais quentes do corpo como axilas, virilha e pés. Isso acontece pela ação das bactérias presentes na superfície e nos poros da pele, causando o odor característico – típico em situações de hiperidrose (suor em excesso) e muitas vezes em resposta ao calor, aos exercícios físicos ou ao estresse.

Embora não seja grave, a bromidrose é causa de prejuízo à qualidade da vida social do indivíduo e, por isso, exige um tratamento imediato. Pode atingir qualquer pessoa, independente de gênero ou faixa etária.

Alguns cuidados simples podem evitar que a bromidrose se desenvolva, como:

– Higienizar os locais afetados ensaboando bem e dando preferência a sabonetes antissépticos;

– Secar bem a pele após o banho;

– Trocar roupas e meias diariamente;

– Evitar tecidos sintéticos, substituindo pelos de algodão;

– Preferir calçados abertos e colocá-los ao sol depois de usá-los, mantendo-os sempre limpos;

– Evitar deixar a pele úmida por muito tempo.

Essas medidas comportamentais ajudam a inibir a ação bacteriana nos locais afetados, controlando a proliferação desses agentes microscópicos. Mas também é possível lançar mão de antibióticos tópicos e de alguns dermocosméticos cujas substâncias presentes na fórmula dificultam o crescimento de bactérias. Outra alternativa é o uso de antitranspirantes. Em alguns casos a combinação de tratamentos pode ser necessária.

O importante é que deve-se procurar o dermatologista para indicar o tratamento mais adequado a cada caso e organismo. Dessa forma, evita-se complicações como alergias e dermatites.

Se o mau cheiro nas axilas e nos pés te incomoda e atrapalha a sua qualidade de vida, consulte o seu médico.

Fonte: SBDRJ