fbpx

Notícias

SBDRJ alerta!

A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ) alerta os dermatologistas sobre um novo golpe, via mensagem de texto. Os bandidos conseguem ter acesso aos contatos telefônicos da vítima e – se passando por ela – pedem dinheiro a amigos, familiares e conhecidos. O aumento de casos entre médicos dermatologistas tem se verificado em maio. 

A colega Dra. Patrícia Gurgel tem sido incansável na divulgação dos casos, inclusive orientando as vítimas a sempre procurarem a polícia para registro de ocorrência. O golpe é tão bem feito que as fotos de perfil dos bandidos são as mesmas dos contatos hackeados.  

“Nós já tínhamos a informação de que esse tipo de golpe acontece desde o final do ano passado, mas agora, com a Covid-19, parece ter se intensificado, fazendo cada vez mais vítimas entre dermatologistas, cirurgiões plásticos e até uma colega fisioterapeuta. Nos últimos dois dias, quatro vítimas foram atacadas e registraram queixa na polícia. Em um dos casos, a vítima recebeu pedido – que seria de um familiar – de depósito para comprar máscaras de proteção contra o novo coronavírus. Importante que a SBDRJ informe os associados para que não acessem nenhum link enviado via WhatsApp e SEMPRE olhem o número do telefone de quem está pedindo dinheiro. Nesse tipo de golpe, a foto é familiar, mas o número do telefone, não”, alerta a Dra. Patrícia Gurgel.  

Portanto, a SBDRJ reitera esse alerta a todos para ter cuidado, sempre que provocados a pedidos de depósitos via WhatsApp ou qualquer aplicativo de conversa.