Notícias

SBD-RJ participa de reunião de planejamento do Dia Mundial de combate à Hanseníase

O presidente da SBD-RJ, Egon Daxbacher, se reuniu na terça-feira, 9 de janeiro, com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) para planejamento das ações que vão marcar a comemoração do Dia Mundial de combate à Hanseníase, em 28 de janeiro.  Estiveram presentes ao encontro André (GDS/SES), Rita Vassoler (Gab.SVS), Dayse (Gab. SVEA), Maria Kátia (FM/UFRJ), Thais Severino (SAB/SES), Brenda (MORHAN), Silvia (MORHAN), Jorge (MORHAN), Rafael (HETM), Sandra Durães (FM/UFF), Egon (SBD/RJ), Milton Moraes (Lab. FIOCRUZ), Artur Custódio (MORHAN), Suzete (Coord. Ass. Farmacêutica).

Na pauta, além do planejamento para a mobilização do Dial Mundial de combate à Hanseníase 2018, foram discutidos o planejamento integrado de enfrentamento à hanseníase, a capacitação da rede de atendimento à hanseníase nos municípios do estado, a distribuição de medicamentos, a utilização de esquemas terapêuticos substitutivos. Foi consenso entre o grupo participante que o planejamento das ações deveria contemplar um treinamento que reunisse teoria e prática, assim como mobilização social de forma integrada e articulada.

A região Metropolitana II foi escolhida como primeira a ser contemplada com uma programação de ações de capacitação e mobilização social para enfrentamento da hanseníase. Os municípios que inicialmente irão participar deste projeto piloto são Itaboraí e São Gonçalo. Os demais alegaram falta de estrutura no momento para receber treinamento. O treinamento em Itaboraí será nos dias 25, 29 e 30 de janeiro, no auditório da Secretaria municipal de saúde. No dia 17 de janeiro haverá nova reunião para planejamento da capacitação em São Gonçalo.

O treinamento para equipes de Atenção Básica tem o objetivo de fortalecer o processo de descentralização das ações de enfrentamento da hanseníase. A programação deverá contemplar aula teórica e a prática de mobilização social e campanha, com atendimento sendo realizado em conjunto por especialistas e profissionais da Atenção Básica nas áreas de atuação. A proposta também contempla aprimoramento da gestão da vigilância epidemiológica da doença, na medida em que são planejadas ações de busca ativa, a partir das notificações realizadas pelo município no último ano, e a qualificação da informação produzida pelo município.

 

PROGRAMAÇÃO TREINAMENTO EM ITABORAÍ:

25 de janeiro

Capacitação 50 profissionais de nível superior – responsável Sandra Durães / UFF

Local: Auditório da SMS/Itaboraí

 Treinamento mobilização social para agentes comunitários de saúde – responsáveis Brenda /Morhan.

Local a confirmar

Análise dos dados epidemiológicos com coordenação municipal, técnico SINAN e farmácia SMS – Laura (SES) / Suzete (Farmácia) –

Local: SMS/Itaboraí

29 de Janeiro

 Campanha nas áreas definidas pelo município – responsável Vanesca e Lesley / Itaboraí.

Será realizada uma campanha que é continuidade do treinamento teórico, nas áreas de atuação das equipes de atenção básica que realizaram o treinamento dia 25. A equipe médica que conduzirá a campanha será a do Professor José Nery (FIOCRUZ).

 Treinamento em baciloscopia foi oferecido pela FIOCRUZ para os municípios da região que necessitassem. Local indicado para treinamento é laboratório do Hospital Tavares de Macedo.

Será agendada outra data em fevereiro para finalizar o treinamento das demais equipes de Atenção Básica que restarem no município, para cobrirmos 100% dos profissionais capacitados em ações de enfrentamento da hanseníase.

Após avaliação desta atividade será programado um calendário anual de treinamento regional, como estratégia permanente. Os meses sugeridos para atividades são Janeiro, abril, agosto e novembro.

Associados interessados em participar das campanhas, envie e-mail para sbdrj@sbdrj.org.br