Notícias

SBD-RJ foca em doenças de saúde pública

A SBD-RJ dá mais um importante passo no sentido de oferecer aos nossos médicos dermatologistas atualização e maior capacitação, diante de um novo cenário envolvendo doenças consideradas de saúde pública, e convida a todos a participarem do evento Doenças de Saúde Pública com Manifestações Dermatológicas’, que será realizado no sábado, dia 24 de novembro, das 8h30 às 17h, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo, que fica na Rua Visconde Silva, nº. 52. Um dos exemplos é a esporotricose, que está cada vez mais presente na cidade do Rio de Janeiro.

Dados da Vigilância Sanitária do município indicam que de janeiro a agosto deste ano, foram realizados mais de seis mil atendimentos em animais com sintomas da doença. E, de janeiro a abril de 2018, 135 casos de esporotricose em humanos haviam sido notificados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Estão convidados a participar do evento médicos dermatologistas e médicos de saúde da família. A iniciativa é uma parceria da SBD-RJ com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Pela manhã, o tema em discussão será justamente a esporotricose. Aspectos clínicos no contexto da hiperendemia, dados da doença em animais e em humanos no Rio e o tratamento da doença farão parte dos painéis. Na sequência, haverá a abordagem da paracoccidioidomicose. O tema será apresentado no seu conceito, formas clínicas, o perfil epidemiológico encontrado no Rio, diagnóstico, fluxo e tratamento.

O evento vai abordar ainda a leishmaniose, sífilis, hanseníase e as manifestações cutâneas nas arboviroses (zika, chikungunya e dengue), além de doenças virais como o sarampo e a febre amarela.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Até o dia 19 de novembro, a taxa de inscrição para associados SBD-RJ é de R$ 70. Também será possível fazer a inscrição no dia do evento. No local, a taxa de inscrição sai a R$ 50 para os Associados SBD I (Sócio Aspirante).