fbpx

Notícias

Roda-Hans leva ações sobre hanseníase a municípios do Rio de Janeiro

Após passar por vários estados e municípios brasileiros, a carreta da saúde – veículo itinerante que contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais – chegará em agosto a municípios do Rio de Janeiro. O Roda-Hans é um projeto do Ministério da Saúde iniciado em 2018, com apoio das coordenações estadual e municipais do Programa de Hanseníase e de instituições parceiras como a Novartis Brasil, a Dahw Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e as regionais (SBD-RJ e SBD-FL), além de especialistas em hanseníase e do Movimento de Reabilitação de pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN).

No Rio de Janeiro os residentes associados a SBD serão capacitados em dermatoses mais comuns na Atenção Primaria com ênfase para hanseníase por professores hansenologos. A proposta é termos a cada dia 03 residentes e/ou pós graduandos, que devem durante o mês de julho realizar sua inscrição através do LINK http://www.inscricaoeletronica.com.br/sbdrj/voluntarios/

O presidente da SBD-RJ, o Dr. Thiago Jeunon, ressalta a riqueza de programas como o Roda-Hans, que propiciam ao profissional não só o conhecimento acadêmico e técnico, atuando junto com profissionais especializados e professores universitários, como também despertam o aspecto humano, para compreender a realidade do paciente e da população:

“No começo da minha formação, fiz parte, na UFRJ, do projeto de extensão Desmancha Brasil, no qual realizávamos campanhas nos territórios, com visitas domiciliares, encontro com pacientes e acompanhamento do atendimento pelo profissional dermatologista, no município de Queimados, que é bastante carente. Foi um aprendizado enorme, sobre hanseníase e sobre uma realidade que não temos contato nos consultórios e hospitais onde atuamos. O residente deve encarar esse projeto como uma grande oportunidade de crescimento profissional.” 

O objetivo deste projeto é capacitar profissionais da Atenção Primária para diagnosticar e tratar clinicamente a hanseníase. Neste contexto, a carreta, que percorre o país afora há 10 anos, fará um roteiro de oito semanas por cidades fluminenses, promovendo educação em saúde à população e capacitação aos profissionais locais. Um dos objetivos é deixar um legado na rede de Atenção Primária à Saúde destes municípios, tendo como foco a descentralização e ampliação do cuidado às pessoas diagnosticadas com hanseníase. 

“O Roda-Hans é um projeto que mobiliza a sociedade, gestores, especialistas e os profissionais da Atenção Primária, contribuindo com a capacitação nos municípios por onde passa, que é feita em dois tempos: o primeiro, a parte teórica, realizado antes da carreta chegar ao município. O segundo é a parte prática, realizada dentro da carreta”, explica a coordenadora do Departamento de Hanseníase da SBD-RJ, Dra. Maria Kátia Gomes, professora adjunta e chefe do Departamento de Medicina em Atenção Primária da Faculdade de Medicina da UFRJ.

 

Primeira parada será em Irajá, zona norte do Rio

A primeira parada da carreta da saúde no Rio de Janeiro será no município do Rio, Irajá, na zona norte, nos dias 5 e 6 de agosto. No dia 7, o Roda-Hans estará em Nova Iguaçu; no dia 9, em Belford Roxo, e, no dia 10, em Magé.

Na segunda semana, o Roda-Hans estará em Mesquita (12 e 13), São Gonçalo (14 e 15) e Rio Bonito (16), e, na terceira semana, em Itaboraí (19 e 20) e São Pedro D’Aldeia (21, 22 e 23).

Na quarta semana, o Roda-Hans estará em Campos (26, 27 e 28) e Macaé (29 e 30). Já em setembro, será a vez de Itaperuna (2, 3 e 4), Santo Antônio de Pádua (5 e 6), Nova Friburgo (9, 10 e 11), Cordeiro (12 e 13), Vassouras (16, 17 e 18), Resende (19 e 20), Volta Redonda (23 e 24) e Angra dos Reis (25, 26 e 27).

Será disponibilizado uma van saindo da SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE para levar a equipe de voluntários para os postos de atendimento da ação. O ponto de encontro será sempre as 07h00 do dia da ação, saindo da Rua Mexico 128, , Centro.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para eventos@sbdrj.org.br