Notícias

Roda-Hans: inscrições continuam abertas para voluntários

Se você ainda não conseguiu participar do Roda-Hans, uma boa oportunidade é se inscrever como voluntário para o mês de setembro. O link de inscrições continua o mesmo. O veículo itinerante contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais. Presente à RM de agosto, a Dra. Luna Azulay destacou a importância da adesão dos Médicos Dermatologistas e Residentes ao projeto.

– É importante porque nós vamos ver tantos casos que são de hanseníase avançada ou não avançada e de outras dermatoses também. Então, você faz um bem pra população, apoia um evento do poder público e, ao mesmo tempo, mostra a participação da nossa sociedade de especialidade no diagnóstico precoce e no tratamento. E a gente tem ainda a possibilidade de encaminhar os casos, não apenas os de hanseníase.

Confira as datas em setembro:

Itaperuna (3 e 4)
Santo Antônio de Pádua (5 e 6)
Nova Friburgo ( 10 e 11)
Cordeiro (12 e 13)
Vassouras ( 17 e 18)
Resende (19 e 20)
Volta Redonda (23 e 24)
Angra dos Reis (26 e 27)

 

MAIS DE 1600 ATENDIMENTOS

O Roda-Hans 2019 já atendeu 1660 pessoas, de 5 a 27 de agosto, em vários municípios do estado do Rio. Desse total, foram registrados 52 casos de hanseníase, com a realização de 28 baciloscopia, além de envolver 355 profissionais atendendo na carreta.
 
O objetivo do projeto é, além de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais da Atenção Primária (AP) para diagnosticar e tratar clinicamente a hanseníase. Essa capacitação – e interface com a AP – tem sua segunda edição em 2019, no entanto, a carreta já percorre o país durante as campanhas há 10 anos.
 
A cada dia da ação, uma van leva os dermatologistas e residentes que se inscreveram para participar da iniciativa no local onde a carreta estará estacionada. A saída é sempre às 7h, em frente à Secretaria Estadual de Saúde, na Rua México, 128, e regressando ao fim do dia.