Notícias

RM de novembro registra bom quórum

Confirmando a tendência verificada em nossos encontros em 2018, a RM de novembro – a penúltima do ano – também registrou um bom quórum: 253 associados compareceram nesta quarta-feira (28) ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo. Dez estudos de casos foram apresentados por residentes dos nossos serviços credenciados.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA REUNIÃO MENSAL DE NOVEMBRO

Em primeiro lugar, com 125 pontos, ficou o estudo de caso Pênfigo vulgar grave em criança: relato de caso – HUGG – apresentado por Isabela Vieira do Lago, Mariana de Almeida Pinto Borges, Cláudio José de Almeida Tortori, Luciana Ferreira Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins; O segundo lugar, com 76 pontos, foi o caso Dermatose serpiginosa: relato de caso – HCE – apresentado por Suzana Baeta Figueiredo André, Paula Franco Machado, Priscilla Namora Nunes Zylberberg e Carlos Henrique de Matos Milhomens. E na terceira colocação, com 70 pontos, ficou Psoríase pustulosa e Pustulose Exantemática Generalizada Aguda: diagnósticos diferenciais ou espectros de um mesmo processo imunológico? – HFB – apresentado por João Pedro Cabrera Pereira, Lívia do Nascimento Barbosa, Maiara Costa Beber, Beatriz Baptista Abreu da Silva, Clarissa Vitas Campos e Thiago Jeunon.

Abordagem Multidisciplinar das feridas foi o tema da mesa redonda, com as participações do presidente da SBD-RJ, Dr. Egon Daxbacher (Médico Dermatologista -SBDRJ), da Dra. Ana Mosca (Médica Dermatologista – SBDRJ) , do Dr. Rafael Lucena (Médico Cirurgião Vascular) e da enfermeira Alcione Matos de Abreu. Para a Dra. Ana Mosca, foi uma oportunidade de rever procedimentos.

– Foi apropriado trazer esse tema para a Reunião Mensal em virtude da importância da dermatologia dialogar com outras especialidades como a cirurgia vascular e a enfermagem. O dermatologista deve estar ciente que os novos curativos, os novos procedimentos médicos devem ser renovados. O conceito de antibioticoterapia tópica deve ser abolido em função da resistência bacteriana. E as palestras mostraram diversos procedimentos e novas condutas a serem adotadas.