Notícias

“Reunião Mensal é o nosso Rock In Rio”

Mais uma vez a Reunião Mensal da SBD-RJ mostrou sua força e reuniu um bom público, nesta quarta-feira (27), no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo. 283 associados compareceram e puderam aprender um pouco mais com os casos apresentados e as palestras ministradas. Assíduo participante, o professor Ricardo Barbosa Lima, do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, comparou o evento ao maior festival de rock do planeta.

– Isso aqui (a RM) é o nosso Rock in Rio. A reunião de setembro foi fantástica, como sempre. Começando com a discussão sobre a biologia molecular (dentro do tema da palestra principal da dra. Mariana Petaccia de Macedo, patologista do A.C. Camargo Cancer Center). Acho que no futuro os tratamentos terão forte ligação com ela. Sobre os casos clínicos, a reunião foi mais uma vez espetacular. A gente sempre aprende a ver coisas novas, que nunca tinha escutado falar. O caso que apresentamos do Gafrée foi uma doença que eu não tinha visto. Esses últimos casos – do Hemangioma no lactente (HFB) – alertando sobre uma doença sistêmica foram muito interessantes. Então, é imperdível a RM; é uma reunião gratuita, aberta a todos os dermatologistas, e a atual diretoria está de parabéns como vem conduzindo a reunião.

E o caso vencedor, que recebeu 83 votos, foi justamente o do Hospital Universitário Gafrée e Guinle: Queilite glandular: relato de caso, com Raffany Pires Brand, Luiza Peres Barbosa, André Luiz Rocha Azevedo, Luciana Ferreira Araújo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins. Vice-presidente da SBD-RJ, Thiago Jeunon conversava ao final da reunião com colegas sobre o aprendizado a partir da apresentação dos casos, sobretudo do caso que acabou vencendo.

– Aqui a gente aprende demais com os casos dos serviços credenciados. Particularmente fiquei bem feliz com alguns casos com uma demonstração muito cuidadosa e substancial das fotos histopatológicas, que é parte que me interesso muito. O caso da Queilite glandular foi muito bem demonstrado, com aspectos histopatológicos característicos, as alterações das células dos ductos das glândulas salivares, que eu não tinha visto antes e pude aprender bastante. O grupo do Gafrée está de parabéns.

A associada Lilian Ilg é outra dermatologista que não perde uma Reunião Mensal. Muda até sua rotina para estar presente. Mas desde quando ela frequenta? 

– Venho desde sempre – disse, bem humorada, complementando que é assídua desde 1980. E prosseguiu: – A Reunião Mensal é uma atualização científica, e, como tem os casos clínicos, a gente reforça o que já conhece e vê novidades. Tenho consultório às quartas pela manhã, mas guardo a data da RM e, nesse dia, atendo à tarde para não perder a chance de estar aqui.

Em segundo lugar, com 82 votos, ficou o caso Hemangiomas no Lactente – HFB -, com Fernanda Soncini Pasetto, Maria Eduarda Carvalho Wagnes Stöfler, Caio César Siqueira Formiga e Clarissa Maria Da Cás Vita Campos. E na terceira colocação, recebendo 70 votos, Lupus Bolhoso: relato de caso – HUPE -, com Paolla Alves de Faria, Débora Bergami Rosa Soares, Arles Martins Brotas, Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves, Juan Manoel Piñeiro-Maceira e Alexandre Carlos Gripp.

Outro destaque da RM de setembro foi a palestra Atualização em Despigmentantes, com a dermatologista Paulina Kede. – Paulina é uma pessoa que se destaca pelo embasamento científico que ela dá às aulas dela, seu profundo conhecimento. Não cheguei a comentar porque não é uma área que tramito muito, mas foi excelente a palestra. Tanto que acho que foi a mais fotografada do dia – comentou Ricardo Barbosa Lima.