fbpx

Notícias

Reunião Mensal de outubro

Mais uma vez, a diretoria agradece o quórum alto este mês, reafirmando a excelente frequência ao longo de 2019. 261 associados compareceram à RM nesta quarta-feira (30), no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo.  Um dos pontos altos foi a participação do professor associado (livre-docente) do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP, Marcello Menta Simonsen Nico. O colega abordou na palestra principal o tema “Psicodermatoses: Novos conceitos” e ainda participou da comunicação científica abordando casos especiais de estomatologia.

“Fiquei muito feliz pelo convite da SBDRJ. São temas pouco abordados, a meu ver, e duas subespecialidades da dermatologia, nas quais me dedico na Faculdade de Medicina da USP, no ambulatório de doenças da mucosa oral, por exemplo. O dermatologista é o médico que tem que ser responsável por essas doenças, que nada mais são que manifestações de doenças da pele na boca. Então quem conhece essas doenças é o dermatologista. E sobre as psicodermatoses, é um tipo de paciente que o dermatologista, em geral, não gosta de atender, porque o problema dele não é na pele, é psíquico, mas ele procura o dermatologista e faz parte da formação do dermatologista abordar esses casos, saber diagnosticar e tratar o paciente”, explicou o Dr. Marcello Menta.

O palestrante ressalta que a dermatologia é muito ampla.

“O estudo da dermatologia inclui as mucosas, tanto oral, genital, anal, e a manifestação na pele das doenças de todos os sistemas; então existem manifestações na pele das doenças digestivas, neurológicas, imunológicas e psiquiátricas. No Brasil, é pouco estudado. No mundo, cada vez mais há simpósios sobre as psicodermatoses”, explica.

Oito casos de serviços credenciados foram apresentados e com oito pontos o vencedor foi Carcinoma Neuroendócrino Cutâneo Primário: Relato de Caso, do HFB, apresentado por Amanara Suellen Cordeiro Silva, Mariana Meyer Bastos de Souza Rocha, Rita Fernanda Cortez de Almeida, Clarissa Vita Campos, Egon Daxbacher e Thiago Jeunon.

Confira aqui a galeria de fotos.