(21) 97259-9915 / (21) 97109-2853

sbdrj@sbdrj.org.br

Reunião mensal de julho tem debate sobre a Lei do Ato Médico

  • Home
  • Notícias
  • Reunião mensal de julho tem debate sobre a Lei do Ato Médico

A reunião mensal da SBDRJ realizada no dia 27 de julho no Colégio Brasileiro de Cirurgiões elegeu o Angiossarcoma do couro cabeludo, da HUGG, como o caso vencedor do mês. O encontro contou com a presença de aproximadamente 300 participantes. Foram apresentados oito casos médicos e três palestras. Aline Donati, dermatologista pela SBD e coordenadora do curso de extensão em tricologia do HSPM-SP, falou sobre Entendendo os sinais tricoscópicos. Mariana Sassi, dermatologista titular da SBD e gerente médico-científico da Stiefel/GSK apresentou o simpósio Tritinoína: padrão ouro no tratamento do fotoenvelhecimento.

Os casos clínicos apresentados na reunião de julho foram Mastocitose cutânea: Relato de caso. – HCE (Michelle Cristine de Souza , Thaís Aguiar Nogueira Bouhid, Elaine de Souza Albernaz, João Paulo Monteiro Yamagata, Daniel Lago Obadia e Tainá Scalfoni Fracaroli); Sarcoma de Kaposi Clássico com Múltiplas Lesões – IDPRDA (Daniela W. Arnez Arze, Mirna Ayusso Teixeira Marquezini, Laise Vilasboas Shettini, Marcela Benez, Leonardo Pereira Quintella, João Carlos Regazzi Avelleira); A Triste História de um Diagnóstico: Lúpus Eritematoso Sistêmico – IDPRDA (Natasha Crespo Nahon, Daniela Kampel Stolnicki, Leonardo Pereira Quintella, Luna Azulay Abulafia); Endometriose cutânea e outras afecções umbilicais– HUPE (Bianca Gonçalves Varella Benjamin, Mairam Santos Steffen, Arles Martins Brotas e Maria de Fátima Guimarães Scotelaro Alves);Síndrome de Sweet como prenúncio de rara malignidade hematológica – HFB (Caio César Siqueira Formiga, Clarissa Vita Campos e Thiago Jeunon de Sousa Vargas); Líquen plano pilar simulando dermatite seborreica – HNMD (Aline Corrêa, Ana Luiza Valle Esteves, Marília de Souza Prego, Luciana Rodino Lemes, Nilton Carlos Rodrigues e Daniel Fernandes Melo); Angiossarcoma do couro cabeludo: relato de caso – HUGG (Daniela de Abreu e Silva Martinez, Marcelo Rosandiski Lyra, Tullia Cuzzi
Priscila Marques de Macedo, Ricardo Barbosa Lima e Carlos José Martins); Metástase cutânea de carcinoma neuroendócrino – HUCFF (Liziane Gonçalves dos Santos, Thales Pereira de Azevedo, Marcelo Rosandiski Lyra, Danielle Carvalho Quintella, Tullia Cuzzi Teichnere Beatriz Moritz Trope).

No espaço A dermatologia Hoje e Amanhã foi debatido o tema Lei do Ato Médico e revisão dos vetos. O presidente da SBDRJ, Flávio Luz, fez uma apresentação dos cinco principais vetos que a lei nº 12.842/2013 sofreu da presidente afastada Dilma Rousseff e dos riscos que a retirada desses artigos do texto representam para a população e para a classe médica. Ele falou da oportunidade da revisão dos vetos caso seja aprovado o projeto de lei da senadora Lúcia Vânia, que propõe ementa à lei para trazer de volta pontos da versão original do texto, e convocou os dermatologistas a votarem na enquete aberta no site do Senado Federal.

Foi ressaltada a importância da mobilização em torno da restauração desses pontos na lei e foram informadas as medidas que a SBDRJ vem adotando para instrumentalizar o debate, como a elaboração de um dossiê com casos clínicos de pacientes vítimas de complicações pós-tratamentos dermatológicos realizados por não médicos. O presidente da SBDRJ pediu que sejam encaminhados à regional relatos de sequelas dessa natureza e explicou que também serão adotadas medidas para mobilizar a opinião pública por meio de ações junto à imprensa.