Notícias

PRÊMIO SEBRAE: SBD-RJ DEPÕE A FAVOR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), representada pelo Dr. Daniel Obadia, assessor da diretoria, gravou um vídeo institucional na última quarta-feira (16) sobre os benefícios obtidos com o novo processo de licenciamento sanitário de clínicas e consultórios no Rio. Instituído pela Vigilância Sanitária do município, o processo passou a ser totalmente online desde 2016 e vem se aprimorando a cada ano.

Em seu depoimento, o Dr. Daniel Obadia elogiou a facilidade de acesso ao sistema, a redução do número de perguntas no questionário e a diminuição do tempo para se obter a licença.

Cheguei a pegar o tempo em que o processo era feito todo em papel. Demorava uns seis meses. Hoje, o sistema online é muito mais simples. Ele permite que o preenchimento seja salvo e fique arquivado para o caso de ser feito em duas etapas. A licença pode sair até em um dia – disse Dr. Daniel.

O novo sistema de licenciamento sanitário faz parte do projeto Agiliza Rio, de desburocratização da Prefeitura do Rio. O programa está concorrendo ao Prêmio Sebrae de Empreendedorismo. O depoimento da SBD-RJ vai fazer parte do dossiê que a prefeitura encaminhará ao Sebrae para demonstrar a eficiência do Agiliza Rio na Vigilância Sanitária. Dentro do projeto de desburocratização, a prefeitura também está concorrendo com os novos sistemas de concessão de alvará e as facilidades criadas para que pequenas e médias empresas possam se inscrever como fornecedoras de serviços e produtos para a administração municipal.

LICENÇA DE 2 ANOS

A licença sanitária obtida pelo site da Vigilância Sanitária tem validade de dois anos. Durante este período, deve ser realizada uma inspeção presencial no local (clínica ou consultório). Caso não haja essa visita técnica, a licença será renovada automaticamente por mais dois anos. Ao final desses quatro anos, deverá ser solicitado novo licenciamento.