Notícias

Pele de homem também precisa de cuidados

As características da pele masculina

Assim como a pele feminina, a pele masculina também exige cuidados. O homem possui maior concentração de testosterona, que faz a textura, a espessura e a densidade da pele serem bem diferentes da pele da mulher. Ou seja, eles possuem a cútis mais áspera e com mais queratina para suportar os fios grossos e volumosos da barba – que ajuda a proteger o rosto das agressões externas, como radiação solar e poluição.

Há outra diferença crucial entre a pele masculina e feminina: a maior quantidade de glândulas sebáceas faz com que a pele dos homens seja mais oleosa e mais propensa à acne. Sabendo disso, a escolha dos produtos para cuidar dessa pele deve ser baseada na textura: livre de óleo. Tanto para controlar o brilho quanto para prevenir o surgimento de espinhas.

Os cuidados com a pele masculina

Depois de descobrir e entender sobre as características da pele masculina, fica mais fácil saber como cuidar dela. O uso do filtro solar continua sendo universal, pois previne contra o câncer da pele e o envelhecimento precoce. Higienização e esfoliação com produtos específicos também fazem parte dos cuidados rotineiros e servem para reduzir os quadros de foliculite causados pelas microagressões do ato de barbear. 

Hidratação também é fundamental, mesmo que a pele masculina apresente mais tendência à oleosidade, pois hidratar a pele está relacionado a suprir a perda de água do organismo – processo natural do envelhecimento. A hidratação vai conservar as fibras elásticas e colágenas, garantindo viço e equilíbrio, especialmente no pós-barba. Quando a pele está desidratada, o organismo estimula o efeito rebote – que é produzir mais sebo do que precisa para se reequilibrar, tentando recriar uma barreira cutânea de proteção.

Dicas importantes

Duas opções interessantes para esses cuidados de rotina são: a água termal, que oferece propriedades calmantes para o rosto; e soluções à base de zinco, que ajudam na cicatrização das microlesões da barbeação e na diminuição da oleosidade. O ideal é que o homem vá ao dermatologista, submeta-se a alguns exames e encontre os dermocosméticos ideais para a própria pele. Cuidar de si mesmo é um ato de amor próprio!

Fonte: SBDRJ