Notícias

Outubro é o mês de conscientização sobre a psoríase

29 de outubro é o Dia Mundial de Conscientização da Psoríase e, para marcar a data, a SBDRJ, em parceria com a PSORIERJ, promove algumas atividades para divulgação e conscientização sobre a doença. Uma das principais ações será no sábado 26, a partir das 10h, quando médicos, pacientes e familiares estarão na Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, prestando esclarecimentos e orientações e distribuindo panfletos sobre a psoríase.

A SBDRJ também firmou uma importante parceria com o Itaú Cinemas e a rede Cinemagic (Rio das Ostras e Araruama) para exibição de vídeos de esclarecimento sobre a psoríase em suas salas, durante os trailers que antecedem os filmes da programação de outubro. O primeiro, de 36 segundos, já foi distribuído e é voltado a desmistificar que a psoríase seja uma doença de contágio por contato, apontando como fake news várias ideias presentes no senso comum. O vídeo também é veiculado nas redes sociais da SBDRJ.

A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, que causa lesões com vermelhidão, escamas e, às vezes, coceira. Suas causas não são conhecidas, mas acredita-se que estejam associadas ao sistema imunológico, interações com o meio ambiente e fatores genéticos. A psoríase não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada satisfatoriamente.

Clique aqui para assistir ao vídeo e compartilhar.