Notícias

Os cuidados com a pele no Outono

O fim do mês de março é especialmente preocupante para pessoas com pele sensível e alérgicas, pois representa a chegada do outono e, consequentemente, das temidas alergias. O tempo seco e mais frio dessa época, além da baixa umidade podem causar piora do quadro clínico, com inflamação da mucosa respiratória, deixando-a mais sensível. Mas não são apenas as vias aéreas que se tornam mais vulneráveis – a pele também, que costuma ficar mais ressecada e pode ser acometida por algumas enfermidades cutâneas, especialmente os eczemas.

A oleosidade da pele é muito importante para proteger o corpo do frio, das bactérias, fungos, vírus, dos poluentes do ar e do contato com alérgenos como poeira, mofo e fibras de tecidos. No outono, temos o mau hábito de tomar banhos quentes e demorados – o que reduz ainda mais a oleosidade natural, deixando a pele seca e vulnerável.

Essa secura pode provocar coceira e, numa situação mais grave, eczemas (irritação e vermelhidão). A pele também pode ficar escamosa, com rachaduras e bolhas.

Para evitar crises alérgicas e controlar possíveis sintomas existem algumas medidas simples. Saiba quais são:

Evite

– Utilizar roupas guardadas por muito tempo;

– Tapetes e cortinas na decoração;

– Permanecer por muito tempo em locais fechados. Mantenha as janelas abertas para arejar os ambientes;

– Longos banhos quentes, já que removem a umidade natural da pele;

– Contato direto da pele com roupas de lã ou tecidos sintéticos. Use uma roupa de algodão por baixo;

– Buchas vegetais ou esfoliantes;

– Friccionar a toalha ao corpo após o banho.

Adote:

-Hidratação. Beba bastante água e use hidratante corporal para evitar o ressecamento. Dê preferência aos produtos à base de ureia, ácido lático, ácido hialurônico, óleos vegetais, vitaminas e antioxidantes;

– Ambientes de convívio sempre limpos e arejados;

– Para a limpeza utilize panos úmidos para não espalhar a poeira;

– Variedade no consumo de frutas. Alimentos frescos e com alto teor de água contribuem para a hidratação das vias aéreas e da pele.

Fonte: SBDRJ