Notícias

O que são as melanoses solares?

Também chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.

As melanoses solares são manchas de diferentes tons de castanho, variando de milímetros a alguns centímetros de diâmetro, em áreas expostas ao sol, como o rosto, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

O ideal é a prevenção, através do uso de filtro solar e outras medidas de proteção solar. E não apenas proteger do sol da praia ou piscina, mas também do sol do dia a dia, que no longo prazo vai estimular o surgimento das manchas.

É importante o diagnóstico preciso, excluindo a possibilidade de outras manchas de natureza maligna. O tratamento pode ser feito com procedimentos como a cauterização química, a criocirurgia, os peelings químicos e o uso da luz intensa pulsada.

E, é claro, o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados e indicados pelo médico dermatologista.

Fonte: SBDRJ