Notícias

O que é furúnculo?

 

O furúnculo é um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea – constituída por pelo e glândula sebácea anexa. Trata-se de uma infecção mais profunda do pelo e, por isso mesmo, mais comum nas regiões do pescoço, axilas, peito, couro cabeludo, nádegas, rosto e barriga.

Há dois tipos de foliculite: superficial e profunda. O furúnculo é uma foliculite profunda, que atinge não apenas o folículo piloso (estrutura dérmica que produz o pelo), como também a glândula sebácea (cuja função é lubrificar o folículo piloso).

Já a foliculite superficial pode se revelar como uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. Quando a espinha cresce e se aprofunda pode evoluir para um abscesso na pele e,assim, se torna uma foliculite profunda, caracterizada como um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão” – massa de pus misturada com restos do folículo pilossebáceo. Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo.

O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.  

O furúnculo costuma desaparecer em alguns dias, mas mesmo assim o paciente deve ser visto, preferentemente, por um dermatologista. Este deverá indicar o momento certo para fazer a drenagem do pus e assim aliviar a dor do paciente. Além dos sintomas mencionados anteriormente, há possibilidades do paciente sentir dor, calor e coceira na região, acompanhado de febre baixa e mal-estar.

Fonte SBDRJ