Notícias

Novidades do 73º Congresso Brasileiro de Dermatologia

O maior e mais tradicional encontro da dermatologia brasileira reuniu neste mês de setembro, em Curitiba, os melhores experts da Dermatologia nacional, além da participação de cinco palestrantes internacionais – dois dermatologistas e dois dermopatologistas. Em quatro dias, 407 convidados estiveram no encontro, que também recebeu 120 sessões científicas no total e teve público de três mil inscritos.

SBD passa a certificar cirurgia micrográfica

Do congresso saíram algumas novidades: após reunião do conselho deliberativo às vésperas do evento, ficou decidido que a SDB passará a certificar os seus associados que preencham os critérios estabelecidos pela instituição para a realização da Cirurgia Micrográfica, sendo a cirurgia de Mohs a técnica mais utilizada.

– O mais importante é que o processo de certificação não apenas permite à população saber quem efetivamente tem treinamento para realizar este tipo de cirurgia, como também é uma forma de universalizá-la, uma vez que mundo afora a técnica é considerada “padrão ouro” para vários cânceres da pele – avalia Flávio Luz, secretário geral SBD.

A fim de reduzir riscos de complicações e eventos mal-sucedidos nesses procedimentos, a SBD recomenda que a cirurgia micrográfica seja realizada por médicos dermatologistas com qualificação específica.

– Além de ajudar a universalizar a técnica, a certificação é uma forma de incentivar os dermatologistas buscarem cada vez mais formação nessa área, a fim de oferecer à população um tratamento tão valioso – ele acrescentou.

Com a iniciativa da certificação, a SBD fica na dianteira do processo de implementação formal da técnica, estabelecendo as regras e divulgando a listagem dos colegas que preenchem os critérios para realizá-la.

Curso de Cirurgia Dermatológica

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) lançam curso on-line exclusivo para seus associados ou residentes de Serviços Credenciados. Bases da Cirurgia Dermatológica, seus Elementos Essenciais e Reciclagem terá carga horária de 20 horas e contemplará as mais modernas técnicas de anestesia individualizadas para as hipóteses diagnósticas; técnicas atuais de assepsia, antissepsia e preparo do campo operatório; e técnicas exclusivas e fechamentos mais importantes da cirurgia dermatológica. As aulas serão ministradas por reconhecidos especialistas brasileiros da área da cirurgia dermatológica. 

De olho na rede

Aproveitando a presença de milhares de dermatologistas no congresso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais, uma cartilha com orientações objetivas sobre o uso responsável das redes. O material vai ao encontro da série de vídeos informativos da SBD-RJ, que reforça os limites estabelecidos pelo Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina. Para ter acesso ao guia, basta clicar aqui.

Congresso 2022

Na última reunião do conselho deliberativo, Florianópolis foi escolhida como a próxima cidade-sede do Congresso Brasileiro de Dermatologia, que será presidido por Silvia Maria Schimidt.

O time aumenta

Outra medida aprovada pelo conselho foi a criação da SBD Regional Rondônia. A seção do Rio de Janeiro parabeniza a iniciativa e faz votos de sucesso e vida longa.

Outras deliberações

Foram aprovadas a previsão orçamentária e a previsão orçamentária do congresso referentes a 2019.

Sem reajuste

Durante a reunião do conselho deliberativo ficou aprovado que não haverá reajuste para a anuidade em 2019.

Para todos

O valor da inscrição do associado contribuinte e afiliado no Congresso Brasileiro de Dermatologia será o mesmo do associado titular.

Isenção para os R1

A atual Diretoria manteve a isenção da anuidade referente ao ano de 2018 para os residentes e especializados do primeiro ano. Essa continuidade tem como objetivo proporcionar que todos desde o início da especialização/residência conheçam a Sociedade Brasileira de Dermatologia, suas publicações, atividades e iniciativas.

Com a decisão, a SBD oxigena e dinamiza a instituição, auxiliando também o médico jovem no seu aperfeiçoamento acadêmico e educação continuada.

Equipe nova

Veja aqui os novos nomes que farão parte das comissões e do conselho fiscal:

Comissão de Ensino            SUELI CARNEIRO (RJ)

Comissão Científica            MAGDA BLESSMANN WEBER (RS)

Comissão do TED 1ª vaga            PAULO RICARDO CRIADO (SP)   

Comissão do TED 2ª vaga            RENATA FERREIRA MAGALHÃES (SP)

Comissão de Ética e Defesa 1ª vaga    ANA CLAUDIA DE BRITO SOARES (MG)

Comissão de Ética e Defesa 2ª vaga        DÉBORA TERESA DA SILVA ORMOND(MT)

Conselho Fiscal                ABDIEL FIGUEIRA LIMA (RJ)

Conselho Fiscal                DILHERMANDO AUGUSTO CALIL (SP)

Conselho Fiscal                RICARDO SHIRATSU (SP)