Notícias

Nota de falecimento do Dr. Ignacio Obadia

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) recebeu a informação do falecimento do Dr. Ignacio Obadia, que morreu em casa no domingo (20), aos 77 anos, após sofrer um infarto. Dr. Ignacio deixa esposa e oito filhos – entre eles Dr. Daniel Obadia, assessor da diretoria -, além de inúmeros alunos que passaram por sua sala de aula na UFRJ. Todos nós, da SBD-RJ, desejamos à família do Dr. Ignácio toda força e solidariedade neste momento de dor e reiteramos sua importância para a dermatologia.

A CARREIRA

Dr. Ignacio foi chefe do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira do Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988-1996) e era servidor público municipal do Centro de Saúde Milton Fontes Magarão – dermatologista (1972-2000).

Concluiu a graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1964 e Residência em Dermatologia (UFRJ) em 1967. Fez ainda Mestrado em Dermatologia (UFRJ) em 1969 e Doutorado em Dermatologia (UFRJ) em 1975, além de Livre-docência em Dermatologia (UFRJ) em 1980.

DONO DE UM CORAÇÃO DE OURO

Dr. Ignacio Obadia foi uma pessoa admirável. Quem diz é a Dra. Ana Mósca, coordenadora de relacionamento com a indústria da SBD-RJ e dermatologista pediátrica. Ela conta que Dr. Ignacio conseguia ser sério e bem humorado ao mesmo tempo.

Ele era brincalhão, mas, ao mesmo tempo, muito sério nos seus objetivos. Deixa saudades para todos nós. Lembro-me que ele chegava ao hospital antes das 7h da manhã; se algum aluno chegasse depois e o encontrasse já trabalhando ele suspendia o aluno e o mandava para casa. Pacientes também sofriam com horário.
Dra. Ana Mósca ressalta ainda uma característica marcante na personalidade do Dr. Ignacio Obadia.

Ele tinha um coração de ouro. Atendia a todos com carinho e não se preocupava com o volume de atendimentos. Foi um dos pioneiros da dermatologia pediátrica. Aprendi muito com ele, tanto no âmbito profissional como no pessoal, principalmente na minha área de atuação, a dermatologia pediátrica. O mundo perde um grande homem, perde um grande médico e eu perdi um grande amigo.