Notícias

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados

Hoje, dia 21 de dezembro, começa o verão. Na estação mais quente do ano, aumenta a frequência das idas à praia, piscina, parques e das atividades ao ar livre. Por isso, é também nessa época do ano que devemos redobrar nossa atenção em relação aos cuidados com a pele. A exposição excessiva aos raios solares, além de causar o envelhecimento precoce, aumenta os riscos de desenvolvimento do câncer da pele.  

Então, sem sombra de dúvidas, a melhor alternativa é a prevenção. Fique atento a alguns cuidados que você deve adotar para curtir o melhor do verão. 

Protetor solar: o protagonista da estação

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do uso do filtro solar, não apenas no verão, mas ao longo de todo o ano. Acontece que, ao longo dessa estação, a intensidade da radiação solar sobre a terra é ainda maior e, por isso, a fotoproteção não pode ser negligenciada.

É necessário que você utilize protetor diariamente, que aplique ao menos 30 minutos antes da exposição solar e reaplique a cada 2 horas. Observe a embalagem do produto e assegure-se de que ele oferece proteção contra os raios UVA e contra os raios UVB. Opte por aqueles que possuem fator de proteção solar (FPS) superior a 30, e não esqueça regiões como mãos, pés, nuca e orelhas.

Mas lembre-se, filtro solar não é “passaporte” para exposição solar no período entre 10h e 16h. Nesse horário deve-se evitar o sol.

Roupas e acessórios também podem auxiliar na proteção

Além do filtro solar, suas roupas e acessórios também auxiliam na proteção contra o sol. É muito importante utilizar chapéus (de preferência com aba larga) e óculos escuros. Opte sempre pelas roupas de algodão de preferência de cor escura ou com tecidos específicos que protejam para radiação UV, pois elas bloqueiam uma boa parte dos raios ultravioleta.

É importante ressaltar que mesmo na sombra, a radiação UV reflete na areia. Portanto, se estiver na praia, além da barraca, deve-se manter a fotoproteção solar.  

É preciso se hidratar

Durante o verão, manter o corpo e a pele hidratada é essencial. Com o calor, nosso corpo transpira em excesso e, por isso, pode ocorrer a desidratação.

Aplicar hidratante também é uma atitude bem benéfica para sua pele. Converse com o seu dermatologista sobre sabonetes e hidratantes  que sejam adequados para o seu tipo de pele. Prefira água fria ou morna para tomar banho, água muito quente pode ressecar a sua pele. E, por falar em banho, você pode aproveitar o vapor do banheiro após o banho para aplicar o hidratante, isso facilita a penetração do produto na pele. 

Por fim, se tiver alguma dúvida ou notar qualquer problema ou anormalidade com a sua pele, visite o médico dermatologista. 

Fonte: SBDRJ